Cristovam pede mudanças mais profundas na economia e alerta para risco de crise

Fonte Agência Senado 01/06/2012 às 13h

Cristovam pede mudanças mais profundas na economia e alerta para risco de crise

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu nesta sexta-feira (1º), em plenário, uma discussão mais aprofundada sobre os rumos da economia do país e criticou o atual modelo baseado em pacotes de medidas econômicas.

Segundo o parlamentar, iniciativas para estimular a economia anunciadas pelo governo, como o Plano Brasil Maior e a redução de juros, são insuficientes para garantir o desenvolvimento do país. Esses pacotes, disse o senador, são feitos para “resolver probleminhas que estão aparecendo naquele instante”, mas sempre criam problemas maiores.

- Pensando no curto prazo, as autoridades econômicas tentam passar a ideia eufórica da maravilha do sexto PIB do mundo, sem perceber que já há claros indicadores de que estamos correndo risco de crescermos em um modelo esgotado – criticou.

Ele alertou que a falta de uma visão de longo prazo na política econômica pode mergulhar o país em uma crise “muito mais profunda”.

- Precisamos sair dos pacotes para os pilares da economia. Precisamos mudar os pilares da nossa economia e não ficar apenas a cada três ou quatro meses fazendo diferentes pacotes para tudo continuar no mesmo – disse.

O senador também reafirmou a necessidade de mais investimentos em inovação e educação no país e na aposta em um modelo baseado na competitividade e sustentabilidade.

– A base da universidade, da inovação empresarial, da inovação dos institutos de pesquisa, chama-se educação de base e é essa base que vai servir para consolidar os pilares de uma nova economia – recomendou o senador.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 01/06/2012 ás 13h

Compartilhe

Cristovam pede mudanças mais profundas na economia e alerta para risco de crise