Cristiana Lembo lança Olhares: um livro de contos inspirados em vários quadros famosos

Fonte WFTorres Comunicação 21/05/2012 às 16h

 jovem escritora Cristiana Lembo lança no dia 24 de maio, na Livraria da Vila dos Jardins, unidade da Alameda Lorena, o livro Olhares pela Editora Scortecci. Um livro de contos criados a partir da experiência vivenciada pela autora ao conhecer alguns quadros famosos, que mexeram com suas idéias e emoções.

“Alguns conheci pessoalmente nos museus Smithsonian de Washington, outros no Metropolitan de Nova Iorque, no Lovre em Paris, em Florença na Itália. Mas, tudo começou com o quadro ‘O balanço’ de Fragonard. Gostei muito dele e senti vontade de escrever no momento em que o vi. A experiência foi muito boa então resolvi escrever um livro de contos sobre os quadros que mais gosto, porque eles me emocionam, e a emoção humana é algo que me fascina muito”, explica Cristiana.

Entre as obras que inspiraram os contos estão: Moça com Jarro de Água do pintor Veemer; O Nascimento de Vênus de Botticelli; Duas Garotas no Piano de Renoir; Excursão à Filosofia do Edward Hopper; e o Lilases do Monet. Estas, Cristiana conhece pessoalmente.

As imagens dos quadros foram reproduzidas no livro também, acompanhando o conto que inspirou. “É uma forma de dividir com as pessoas as obras que me tocam”, analisa a escritora que espera também despertar no leitor uma reflexão sobre a experiência de existir.

“Neste livro transcrevo o que os quadros me transmitem. Não há ênfase em personagens, mas em emoções. Cursar a Faculdade de Psicologia me fez enxergar as pessoas de maneira diferente, não apenas pelo que vejo, mas pelo que sinto delas. Meu olhar frente ao mundo mudou. Não enxergo o que as pessoas dizem ou como agem, mas o significado dos seus atos. Vejo a existência do ser humano. Olhares é isto: uma expressão sobre ser!”, conclui Cristiana.

Para Cristiana, Olhares é uma expressão do que há de mais profundo no ser humano: a existência. “Não uma existência cultural ou econômica que, aparentemente, são aquelas que mais definem um homem na atualidade, mas sim a sua verdadeira essência: o sentir. A melhor maneira de exposição desta faceta íntima sempre foi através das artes. São contos de expressão de alma. São olhares de escritora frente olhares de pintores que buscam resgatar valores cada vez mais esquecido nos dias de hoje. São olhares que resgatam o verdadeiro “ser”humano”, define seu livro a escritora.

A Editora Scortecci já confirmou a presença de Cristiana Lembo na 22ª Bienal Internacional do Livro, em agosto deste ano, para o lançamento do livro Olhares.

Sobre a autora

Cristiana Rohrs Lembo tem 19 anos é aluna do 2º ano da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Começou a escrever no Colégio ainda menina, quando ganhava concursos de redação e despertava o interesse e apoio dos professores por seus textos.

Também participou de concursos externos ganhando vários deles, o que a incentivava a continuar trilhando o caminho da literatura e da escrita. Mas, foi a internet que a fez querer escrever um livro. Ela participava de um fan fiction do Harry Potter, e no site propunha capítulos novos para seu personagem favorito. Na época das provas escolares, Cristiana demorava a postar novas histórias e sua caixa postal enchia de tantos e-mails questionando-a sobre o final do enredo.

Foi ai, que começou a levar a sério seu talento para a escrita e aos 17 anos publicou em 2009 seu primeiro livro intitulado “A Última Lágrima”, um romance fictício de 580 páginas regado a mistério e suspense.

Adora arte, cinema e enquanto amadurece seu projeto de criar uma ong que incentive a leitura entre crianças e adolescentes, já está pensando no seu próximo livro: um romance em forma de prosa, cujo tema central se baseará na existência humana.

Serviços:

Olhares

Editora Scortecci

74 páginas

R$ 35,00

Lançamento:

Dia: 24 de maio de 2012

Horário: das 18h30min às 21h20min

Local: Livraria da Vila

Alameda Lorena, 1.731 – Jardins / oferece serviços de vallet

WFTorres Comunicação
Fonte WFTorres Comunicação 21/05/2012 ás 16h

Compartilhe

Cristiana Lembo lança Olhares: um livro de contos inspirados em vários quadros famosos