CPqD inaugura laboratório que testará dispositivos móveis para rede 4G

Fonte (Agência Gestão CT&I de Notícias* 25/03/2013 às 10h

 

O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), instituição associada à ABIPTI, inaugurou, no dia 19, em Campinas (SP), a primeira fase de um novo laboratório que servirá para testes e a medição de dispositivos móveis de quarta geração (4G) padrões Long Term Evolution (LTE) e LTE-Advanced.

A nova estrutura possibilitará a simulação de todas as condições de operação em campo dos equipamentos destinados a redes 4G. O objetivo do projeto é pesquisar e desenvolver métodos e testes no padrão 4G, de modo a atender às necessidades da indústria brasileira de equipamentos, que poderá obter no Brasil o selo de conformidade com padrões internacionais, da Anatel e ainda das operadoras de telecomunicações.

De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o bom funcionamento da tecnologia 4G é imprescindível para o Plano Nacional de Banda Larga. “Precisamos de laboratórios como esse para o atendimento de políticas públicas no setor de telecomunicações, seja voltada para a área rural ou expansão da velocidade da banda larga no Brasil”, afirmou o ministro, que ainda teceu elogios ao CPqD classificando a instituição como uma "joia da coroa" para o desenvolvimento de tecnologias nacionais.

O novo laboratório, único do tipo na América Latina, foi montado por meio de um convênio entre o CPqD e a Finep, com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funtel). Pelo acordo, firmado em dezembro de 2012, serão investidos R$ 16 milhões, a serem liberados durante os 36 meses de duração.

*(Com informações do CPqD )

(Agência Gestão CT&I de Notícias*
Fonte (Agência Gestão CT&I de Notícias* 25/03/2013 ás 10h

Compartilhe

CPqD inaugura laboratório que testará dispositivos móveis para rede 4G