Coreia do Norte diz ter aprovado eventual ação nuclear contra os EUA

Fonte BBC Brasil 03/04/2013 às 21h

 

Brasília - O Exército norte-coreano disse nesta quinta-feira (quarta-feira no Brasil) ter aprovação final para lançar um eventual ataque nuclear "implacável" contra os Estados Unidos. Em comunicado publicado pela agência oficial norte-coreana KCNA, um porta-voz do Exército do país disse estar informando formalmente a Washington que "a escalada das políticas hostis americanas serão esmagadas pela forte vontade [dos soldados] e por ataques nucleares de alta tecnologia, menores, mais diversificados e mais leves". O comunicado diz que "a operação implacável das forças revolucionárias foi examinado e ratificado" pelo país.

As tensões e a retórica belicista cresceram desde que a Coreia do Norte testou mísseis no final de 2012. Analistas ouvidos pela BBC creem que as chances de um ataque nuclear são pequenas, mas que a Coreia do Norte está tentando construir mísseis que alcancem os EUA.

Nesta quarta (3), o Pentágono anunciou que vai mandar um sistema de defesa de mísseis balísticos à Ilha de Guam, no Pacífico, como precaução às ameaças norte-coreanas.

BBC Brasil
Fonte BBC Brasil 03/04/2013 ás 21h

Compartilhe

Coreia do Norte diz ter aprovado eventual ação nuclear contra os EUA