Cópia de diário de Che Guevara será entregue em Cúpula da Alba

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O governo da Bolívia entregará aos participantes da Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) cópias do diário que o guerrilheiro Ernesto Che Guevara carregava consigo quando foi capturado.

O encontro será realizado entre os dias 16 e 17 de outubro. Ao todo serão impressos mil exemplares do documento, que Che começou a escrever em 7 de novembro de 1966, exatamente 11 meses antes de ser preso na Bolívia.

"É uma réplica exata do diário que escreveu, com seu punho e letra", confirmou o ministro da Cultura da Bolívia, Pablo Groux. O texto é mantido em segredo de Estado no Banco Central da Bolívia desde 1985.

Groux explicou também que depois de serem entregues na Cúpula da Alba, as cópias serão distribuídas "sem custo algum" a instituições culturais e bibliotecas públicas dos países-membros da organização.

Quando foi preso, o guerrilheiro levava, além do diário, 12 rolos de filme, cerca de 20 mapas corrigidos a lápis de cores, um rádio portátil que não funcionava e um caderno verde com cópias de poesias.

O original do diário ficou em poder do Exército boliviano como troféu de guerra. Na década de 1980, contudo, a casa de leilão Sotheby"s, de Londres, anunciou o arremate das anotações. Desta forma, descobriu-se que o documento havia sido roubado das Forças Armadas da Bolívia.

Após uma disputa judicial, o Estado boliviano conseguiu recuperar o diário, mas até hoje não se sabe quem foi o responsável pelo furto.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Cópia de diário de Che Guevara será entregue em Cúpula da Alba