Copa do Mundo - Estádio Nacional de Brasília chega a 58% de execução

Fonte Ascom - Min. Esporte 14/05/2012 às 13h

Copa do Mundo - Estádio Nacional de Brasília chega a 58% de execução

A obra de construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha chegou a 58% de execução. O percentual foi divulgado na manhã desta segunda-feira (14.05), durante visita do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ao local. A arena será palco da abertura da Copa das Confederações, em 2013, e receberá sete jogos do Mundial, em 2014. "Creio que Brasília, assim como Fortaleza, está entre as cidades com o cronograma mais avançado", afirmou o ministro.

Além do Estádio Nacional e do Castelão, estão confirmados na Copa das Confederações o Mineirão, em Belo Horizonte, e o Maracanã, no Rio de Janeiro. A Fonte Nova, em Salvador, e a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife, aguardam definição da FIFA para serem incluídos no torneio.

Perguntado se a evolução das obras em alguma das arenas causava apreensão, Aldo Rebelo reforçou o monitoramento frequente. "Se eu dissesse que não há preocupação, daria a impressão de desleixo, mas todas estão dentro do cronograma", afirmou o ministro. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, deu ênfase ao caráter multiuso e de sustentabilidade do estádio. "Como patrimônio cultural da humanidade, Brasília passará a ser referência também na questão ambiental e na capacidade de receber eventos nacionais e internacionais", disse Agnelo.

A obra na arena foi iniciada em julho de 2010, com previsão de término em dezembro de 2012, sob a responsabilidade do governo do Distrito Federal. O estádio passará por licitação internacional para que uma empresa especializada em entretenimento o administre e potencialize o desenvolvimento econômico da capital federal, gerando emprego e renda. Além de pagar o aluguel da arena, a empresa vencedora ficará responsável por inserir Brasília em um calendário de eventos e shows nacionais e internacionais, mantendo a economia da cidade aquecida.

Interior do Estádio Nacional de Brasília - 58% das obras concluídas

Copa do Mundo
A capital federal sediará, ao todo, sete partidas do Mundial, incluindo um confronto das oitavas de final (em 28 de junho) e um das quartas de final (em 5 de julho). A partida que decidirá o terceiro e o quarto lugar também ocorre no Estádio Nacional. Além do Brasil, no terceiro jogo da Seleção na primeira fase, os torcedores que estiverem em Brasília acompanharão, outras duas equipes cabeças de chave. Em 15 de junho, entra em campo a principal equipe do Grupo E. Em 19 de junho, o confronto terá a seleção mais forte do grupo C.

Ascom - Min. Esporte
Fonte Ascom - Min. Esporte 14/05/2012 ás 13h

Compartilhe

Copa do Mundo - Estádio Nacional de Brasília chega a 58% de execução