Coordenador penitenciário convida Papa a visitar presídio de Roma

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O coordenador do novo complexo carcerário italiano do bairro romano de Rebibbia, Dom Sandro Spriano, convidou o papa Bento XVI a visitar a penitenciária de Roma, para verificar em que condições os detentos vivem.

"Caro Bento XVI, tenho um sonho: que você, na manhã de 15 de agosto, se apresente em Rebibbia, sem escolta e sem distintivos, para celebrar a Solenidade da Assunção", diz o coordenador, em uma carta aberta, publicada pelo jornal Corriere della Sera e destinada ao Pontífice.

No texto, Spriano imagina a visita de Bento XVI, simulando os diálogos que teria com ele. "Quantos detentos são hóspedes neste departamento? Cerca de 400, Santo Padre, e em todo o instituto, 1.600".

"Estes são os corredores e os quartos, onde os "hóspedes" passam ao menos 20h diárias imóveis. Quatro detentos em celas destinadas a dois, oito em celas para quatro", explica Spriano a Bento XVI, no diálogo imaginário.

Em uma passagem da carta, o religioso aponta ao Pontífice que faltam agentes policiais para trabalhar no local, já que "somente 20 mil" dos "45 mil da força do DAP" (Departamento de Administração Penitenciária) "prestam serviços em presídios".

Dom Spriano também faz um apelo aos cristãos para que "rezem pelos que estão presos" e "deem espaço nas nossas casas, no trabalho e na cidade a aqueles que deixam o cárcere, após cumprir sua pena".

"O acolhimento fraterno aumentará muito a nossa segurança e a nossa liberdade", diz o coordenador.

Para verificar a situação das prisões italianas, um grupo de cerca de 150 parlamentares visitará 158 dos 221 estabelecimentos do país entre os próximos dias 14,15 e 16. A iniciativa foi lançada pela deputada Rita Bernardini, do oposicionista Partido Democrata (PD).

Segundo dados apontados por Bernardini, desde o início do ano, quase cem pessoas morreram nas prisões italianas.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Coordenador penitenciário convida Papa a visitar presídio de Roma