Cooperação entre América do Sul e França recebe inscrições

Fonte Ascom - MEC 22/05/2012 às 21h
As instituições interessadas em participar dos editais de seleção de projetos conjuntos de pesquisa entre países sul-americanos e a França têm prazo até 8 de junho para aderir aos editais oferecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os programas têm como objetivo fortalecer a colaboração e a criação de redes de pesquisa, no domínio da matemática (Capes/MATH-AmSud) e das ciências e tecnologias da informação e da comunicação (Capes/STIC-AmSud) e envolvem cooperação entre pesquisadores franceses e do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai.

As atividades de cada projeto deverão ser planejadas considerando a duração máxima de dois anos. A seleção acontecerá em quatro fases, todas de caráter eliminatório, sendo elas análise documental, análise de mérito, avaliação pelo comitê científico e avaliação pelo comitê de direção.

O financiamento compreenderá a realização de missões de pesquisa, trabalho e de estudos entre os grupos participantes, incluindo a realização de oficinas e cursos de curta duração que permitam a participação de professores e estudantes.

MATH-AmSud – A proposta para essa área deve ser apresentada pelo coordenador brasileiro à Capes, pelo coordenador internacional à secretaria do MATH-AmSud e pelos demais coordenadores às suas respectivas agências. O coordenador internacional deverá encaminhar eletronicamente o projeto em inglês, anexando os currículos dos responsáveis em cada uma das instituições, à secretaria do programa MATH-AmSud, por correio Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. eletrônico. O coordenador brasileiro deverá encaminhar o projeto em português, anexando a documentação complementar relacionada no edital, à Capes, por correio Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. eletrônico. No mesmo endereço poderão ser solicitadas outras informações.

STIC-AmSud – Da mesma forma, a proposta para essa área deve ser apresentada pelo coordenador brasileiro à Capes, pelo coordenador internacional à secretaria do STIC-AmSud e pelos demais coordenadores às suas respectivas agências. O coordenador internacional deverá encaminhar eletronicamente o projeto em inglês, anexando os currículos dos responsáveis em cada uma das instituições, à secretaria Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. do programa STIC-AmSud. O coordenador brasileiro deverá encaminhar eletronicamente o projeto em português, anexando a documentação complementar relacionada no edital, à Capes, por correio Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. eletrônico. Informações poderão ser solicitadas pelo mesmo endereço.

Ascom - MEC
Fonte Ascom - MEC 22/05/2012 ás 21h

Compartilhe

Cooperação entre América do Sul e França recebe inscrições