Contingente de pessoas inativas aumentou 1% em fevereiro

Fonte Agência Brasil 28/03/2013 às 18h

Rio de Janeiro – O contingente de pessoas inativas, desempregados que deixaram de procurar emprego, aumentou 1%, em fevereiro em relação a janeiro. Em fevereiro do ano passado, o número de pessoas inativas apresentava recuo de 0,5% em relação janeiro.

Agora são 182 mil pessoas afastadas do trabalho que deixaram de procurar emprego, indica a Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada hoje (28).

De acordo com o coordenador, Cimar Pereira, o aumento significativo do contingente inativo é reflexo do cenário econômico, de baixa atividade devido à crise mundial. “Hoje o cenário econômico mostra-se não tão aquecido fazendo com que o mercado gere menos postos de trabalho”, disse ele.

Segundo a pesquisa, o número dos desempregados que continuou procurando trabalho caiu, gerando a menor taxa dessa categoria para o mês de fevereiro, desde 2003. O rendimento da população ocupada também continuou crescendo em fevereiro.

“Houve redução de trabalhadores temporários, que entram no mercado com rendimentos mais baixos. A saída desses trabalhadores faz com que haja um aumento do rendimento da população ocupada”, explicou Cimar Pereira.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 28/03/2013 ás 18h

Compartilhe

Contingente de pessoas inativas aumentou 1% em fevereiro