Conservador das Águas recebe Prêmio Internacional de Dubai

Fonte Ascom/ANA 07/03/2013 às 8h
Nesta quarta-feira, 6 de março, o projeto Conservador das Águas recebeu em Dubai, Emirados Árabes Unidos, o Prêmio Internacional de Dubai para Boas Práticas. A premiação é oferecida desde 1995 pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e pela prefeitura da cidade com o objetivo de apoiar o intercâmbio de boas práticas, conhecimentos e experiências em iniciativas sociais.
 
O Conservador das Águas é resultado da parceria entre Agência Nacional de Águas (ANA), Prefeitura Municipal de Extrema (MG), The Nature Conservancy (TNC), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Governo do Estado de Minas Gerais. A iniciativa concorreu no Prêmio Internacional de Dubai para Boas Práticas com aproximadamente 400 projetos de todo o mundo, que foram analisados pelo Comitê Técnico do evento, o qual reduziu o número de finalistas para 48. Destes, 12 trabalhos foram considerados vencedores, entre os quais o de Extrema.
 
Desenvolvida no município mineiro desde 2006, a iniciativa é pioneira no âmbito do Programa Produtor de Água (www.ana.gov.br/produagua), que foi concebido pela ANA em 2001 com o objetivo de revitalizar ambientalmente as bacias hidrográficas do País. O trabalho utilizando o pagamento por serviços ambientais (PSA) como estratégia para incentivar a adoção das práticas de conservação de água e solo, como: cercamento de nascentes, plantio de matas ciliares, adequação de estradas rurais, construção de barraginhas e demais iniciativas que facilitem a infiltração de água a fim de evitar a erosão e o assoreamento de rios.
 
De acordo com a metodologia do Produtor de Água, o resultado das ações implantadas em uma bacia pode ser verificado pela melhoria da qualidade e aumento da vazão e permanência de água ao longo do ano nos cursos d’água.
 
A ANA participou da entrega da premiação em Dubai representada pelo gerente de Uso Sustentável de Água e Solo da Agência, Devanir dos Santos (à esq.). A cidade de Extrema teve como representantes o secretário de Meio Ambiente, Paulo Henrique Pereira (à dir.), e o prefeito Luiz Carlos Bergamin.
 
Vencedores do Prêmio Internacional de Dubai
 
PRÊMIO PARA AS DUAS MELHORES PRÁTICAS
Burkina Faso – Habitação Acessível para África Subsaariana
Chile – Um Teto para meu País
 
AMÉRICA LATINA E CARIBE
Brasil – Conservador das ÁguasUruguai – Programa de Hortas em Escolas
 
AMÉRICA DO NORTE
Canadá – Apartamentos Chapelview
ÁFRICA
 
Quênia – Empoderamento de Mulheres no Meio Ambiente Cultural
ORIENTE MÉDIO

Emirados Árabes Unidos – Melhores Práticas da Linha Vermelha do Metrô de Dubai
Líbano – Associação da Operação Grande Azul
 
ÁSIA E PACÍFICO
Camboja – Revolucionando o Mercado Rural de Saneamento
China – Melhora das Condições de Vida e Meio Ambiente Humano nos Banheiros Públicos de Linfen
 
EUROPA E PAÍSES DA EX-UNIÃO SOVIÉTICA
Espanha – A Cidade das Crianças: Participação das Crianças como Base para a Cidadania
Portugal – Esportes me Inspiram
 
 
 
Outros prêmios
 
Em maio de 2012 o Conservador das Águas foi vencedor do prêmio Greenvana Greenbest na categoria “Iniciativas Governamentais”, escolhido pela Academia Greenbest. A iniciativa também recebeu os prêmios Caixa Melhores Práticas em Gestão Local 2011/2012; Furnas Ouro Azul; e Bom Exemplo 2011, da Fundação Dom Cabral; entre outros.
 
 
Ascom/ANA
Fonte Ascom/ANA 07/03/2013 ás 8h

Compartilhe

Conservador das Águas recebe Prêmio Internacional de Dubai