Conselho Energético da Unasul discute políticas comuns à região

Fonte ANSA flash 18/05/2012 às 21h
 O terceiro Conselho Energético da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) está discutindo um plano estratégico de políticas energéticas para a região, afirmou hoje o ministro venezuelano das Relações Exteriores, Nicolás Maduro.

De acordo com o chanceler, "há documentos vitais do Conselho Energético da Unasul que é preciso se traduzir em políticas comuns à América do Sul".

No encontro, que começou hoje na capital venezuelana, e do qual participam vários ministros do setor, assim como a secretária-geral da Unasul, María Emma Mejía, será analisado a gestão soberana dos recursos energéticos da região.

O Conselho também definirá os alinhamentos da Estratégia Energética Sul-Americana, o Plano de Ação para a Integração Energética Regional e a Estrutura do Tratado Energético da América do Sul.

Maduro ainda destacou que é preciso estabelecer uma política de "soberania" e de "longo prazo" que permita o desenvolvimento e a estabilidade dos recursos energéticos regionais.

"Este tema que está no centro da agenda realmente exige de nossos governos um processo de aceleração e concretização", destacou o chanceler.

Por sua vez, a secretária-geral do órgão afirmou que a América do Sul será modelo "para outras regiões sobre como se constrói a integração com equidade, justiça social e desenvolvimento sustentável".
ANSA flash
Fonte ANSA flash 18/05/2012 ás 21h

Compartilhe

Conselho Energético da Unasul discute políticas comuns à região