Conselho de Saúde do DF dá posse a novos membros

Fonte Agência Brasília 13/08/2014 às 21h


Secretário de Saúde, Elias Miziara, assumiu cargo no órgão e convocou os demais membros a abraçarem e defenderem o SUS

BRASÍLIA (13/8/14) – Representantes da Secretaria de Saúde – entre eles o titular da pasta, Elias Miziara – tomaram posse no Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF), órgão responsável, entre outras coisas, por fiscalizar e monitorar as políticas públicas de saúde na capital e também aprovar o orçamento destinado a essa área.



Com a posse, Miziara e o gerente de Enfermagem, Márcio Souza, passaram a ser membros titulares do segmento de gestores. O secretário-adjunto de Saúde, José Bonifácio Alvim, assumiu o cargo de gestor suplente. Já a coordenadora-operacional do observatório do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu), Olga Messias, tomou posse como conselheira trabalhadora.



"Este órgão tem a obrigação maior de abraçar o SUS e, nesse ponto, ser aliado incontestável da Secretaria de Saúde, nunca abdicando do papel de fiscalização", destacou Miziara, ocasião em que também lembrou sua outra função na instituição: "No momento em que eu for simplesmente membro do conselho, participarei do debate e, quando eu for o gestor, vou escutar e prestar os esclarecimentos necessários", acrescentou o secretário.



Na reunião em que tomaram posse os novos conselheiros do CSDF, o principal tema discutido foi saúde do trabalhador. O secretário-adjunto de Saúde lembrou que, antes, a principal preocupação referente ao tema era ergonomia, mas que agora o assunto ganhou dimensão e importância, incluindo principalmente os transtornos mentais e comportamentais, além das doenças ósseo-musculares que, aliados ao envelhecimento da população, aumentam a questão da dependência química.



Os conselheiros debateram sobre a efetividade da Diretoria de Saúde Ocupacional (Disoc) e a aplicação do estabelecido no Decreto Distrital 33.653, que institui a política de atenção à saúde do servidor público. Como exemplo, o médico do trabalho do Samu Tiago Neiva explicou que o órgão está implantando um serviço de vigilância de saúde do trabalhador, com ênfase em saúde mental.



A próxima reunião do Conselho de Saúde do DF, que existe desde 1995, ocorrerá no dia 9 de setembro e é aberta à comunidade. O colegiado atual, eleito em 2011, é composto de 28 conselheiros titulares, dos quais 14 representam usuários da saúde pública de Brasília, sete profissionais de saúde e sete gestores do DF.

Agência Brasília
Fonte Agência Brasília 13/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Conselho de Saúde do DF dá posse a novos membros