Conselho da Resex Chico Mendes realiza reunião ordinária

Fonte Comunicação ICMBio 07/04/2013 às 10h

show img 2Brasília  – A apresentação da nova equipe do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes e debates relacionados ao manejo florestal madeireiro e ocupações irregulares foram alguns dos assuntos discutidos durante a X Reunião Ordinária do Conselho da unidade de conservação (UC), realizada no mês de março. O encontro contou com o apoio da Coordenação de Gestão Participativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da organização não governamental WWF-Brasil.

A discussão sobre manejo florestal contou com a presença da equipe da Floresta Nacional de Tapajós, que contribuiu com relato sobre o manejo na sua área. Sobre as ocupações irregulares foram realizados alguns encaminhamentos como, por exemplo, a resolução que impede a entrada de pessoas não reconhecidas no cadastro da Reserva Extrativista. Plano de comunicação, medida de desenvolvimento da GIZ, identidade visual da Resex, contratos de concessão de direito real de uso (CCDRU) e regimento interno do Conselho também foram debatidos durante o encontro.

O encontro foi finalizado com uma programação comemorativa aos 23 anos da Resex, que teve a participação das instituições governamentais, moradores da unidade de conservação e parceiros na gestão da Reserva. Aproveitando a presença dos conselheiros na atividade, a gestão da Resex lançou a campanha contra as ocupações irregulares na unidade. Na ocasião, houve a apresentação da peça pelos alunos do IFAC/Xapuri “Empate: Vida e morte de Chico Mendes” e assinatura do decreto que institui uma comissão do Governo do Estado para apoiar a gestão da unidade.

A próxima reunião está prevista para acontecer no mês de maio. Na pauta principal, a publicação da portaria com a nova composição aprovada em 2012 e a revisão do regimento interno do Conselho, que segundo a equipe de gestão da Resex Chico Mendes, são os principais desafios para implementação do Conselho no ano de 2013.

 

Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 07/04/2013 ás 10h

Compartilhe

Conselho da Resex Chico Mendes realiza reunião ordinária