Conjunto Época de Ouro recebe o Grupo Água de Vintém

Fonte Funarte 10/03/2013 às 10h

Conjunto Época de Ouro recebe o Grupo Água de Vintém

O show é dia 11 de março, segunda, na Sala Funarte Sidney Miller – Rio

O conjunto Época de Ouro recebe, em seu próximo programa radiofônico ao vivo, dia 11 de março, segunda-feira, com Entrada Franca, o grupo Água de Vintém. Com mais de 20 shows realizados em 2012 em SESCs e outros espaços culturais, o grupo de Piracicaba (SP) é considerado, hoje, um dos principais representantes do choro, no estado de São Paulo. A apresentação é das 17h às 19h, na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio de Janeiro. A apresentação semanal do Época de Ouro faz parte do projeto Música na Cidade, que a Funarte realiza, através de seu Centro da Música (Cemus).

O grupo Água de Vintém é formado pelos músicos Vitor Casagrande (bandolim), Saulo Ligo (cavaco), Paula Borghi (violão), Guilherme Soares (violão de 7 cordas) e Xeina Barros (pandeiro). Eles unem um trabalho de pesquisa e interpretação de grandes compositores do choro à produção autoral. O grupo já se apresentou ao lado de Toninho Ferragutti, Pedro Amorim, Alessandro Penezzi e Antonio Rocha. O disco de estreia acaba de ser gravado na Acari Records – primeira gravadora do Brasil especializada em choro – com lançamento previsto para abril desse ano.

Além de manter apresentações semanais, há mais de dois anos, no projeto Terças do Choro (à partir das 20h, em Piracicaba, no Vecchio Cancian) o grupo leva ao público um panorama completo do universo do choro. Composições inéditas se somam a obras pouco divulgadas, dos maiores nomes do gênero, e aos clássicos imortais. Com muito balanço e refinamento, o conjunto passeia entre as melodias, de solos de bandolim, violinha tenor e violão, até às serestas e sambas, também cantados pelos músicos.

No repertório do Época de Ouro estão as músicas “Mexeriqueiro” – Juventino Maciel; “Magoas” – Jacob do Bandolim; “Boneca” – Benedito Lacerda; “Eu e Ele” – Pixinguinha; “Subindo ao Céu” – Aristides Borges: “Naquele Tempo” – Pixinguinha; “Minha Crença” – Horondino Silva e Del Loro; “Mariana” – Irineu de Almeida; “Cabuloso” – Jacob do Bandolim; “Deixa pra Lá” – Dane Santoro; “Juruti” – Mário Alves e um “pout-pourri” de Frevos – Jacob do Bandolim.

O repertório do Água de Vintém inclui as composições “Café da Dona Chica” – Vitor Casagrande; “A César o que é de César” – Bonfiglio de Oliveira; “Oração de Outono” – Paulinho da Viola; “Nono Orestes” – Paula Borghi; “Jabá com Jerimum” – Pedro Amorim; “Deixa que eu te Conto” – Guilherme Soares; “Soluçando” – Cândido Pereira da Silva; “Verinha” – Dermeval Neto; “Piquira” – Paula Borghi e “Quebra-Quebra minha gente” – Henrique Alves de Mesquita.

O programa semanal Época de Ouro, da Rádio Nacional AM – Rio de Janeiro (1.130 KHz), é realizado pelo grupo que preserva o nome do conjunto, fundado, em 1964, por Jacob do Bandolim. Atualmente, o grupo é formado por Jorginho do Pandeiro (diretor musical), Jorge Filho (cavaquinho), Ronaldo do Bandolim, Antônio Rocha (flauta),Toni Sete Cordas (violão de sete cordas) e André Belieni (violão).

Cristiano Menezes apresenta a atração, transmitida pela Rádio Nacional e também recebe pedidos de músicas dos ouvintes. O programa era gravado na sede da emissora, na Praça Mauá, no Centro do Rio – famosa por ter revelado muitos talentos da música brasileira, da década de 1930, até o final dos anos 1950. O prédio passa por uma reforma geral. Por isso, a Sala Funarte Sidney Miller, às segundas-feiras está reservada, durante um ano, para as transmissões. A cessão de uso do espaço é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Projeto Música na Cidade

Programa Época de Ouro

Conjunto Época de Ouro recebe o grupo Água de Vintém

Dia: 11 de março, segunda-feiraSala Funarte Sidney MillerPalácio Gustavo CapanemaRua da Imprensa, nº 16, térreo, Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Entrada FrancaConvites na bilheteria, a partir das 15h

Classificação etária: a partir de 12 anos

Realização: Rádio Nacional AM – Rio de Janeiro.
Parceria: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Apresentação: Cristiano MenezesProdução: Jorginho do PandeiroAssistente de produção: Celsinho Silva

O público pode assistir ao show também pela Internet, no site da EBC (clique aqui e selecione “Rádio Nacional do Rio de Janeiro AM”)

Mais informações
Funarte/Centro da Música –
(21) 2279-8601Bilheteria – (21) 2279-8087

Funarte
Fonte Funarte 10/03/2013 ás 10h

Compartilhe

Conjunto Época de Ouro recebe o Grupo Água de Vintém