Congresso reúne profissionais da área de proteção radiológica

Fonte Ascom do IRD 19/04/2013 às 9h
A nona edição do Congresso Latino-Americano da Associação Internacional de Proteção Radiológica (Irpa 2013) segue até esta sexta-feira (19) no Rio de Janeiro. O evento reúne mais de mais de 550 especialistas da América Latina, do Caribe e da Península Ibérica, o evento promove a integração dos países da região e permite atualização e intercâmbio científico na área de conhecimento, acionada pelo crescente uso da tecnologia nuclear em segmentos como medicina, indústria e pesquisa.

 

A área de proteção radiológica é voltada ao uso seguro das radiações ionizantes, com o objetivo de proteger trabalhadores, público e meio ambiente. Profissionais como os supervisores de radioproteção têm a responsabilidade pelo uso seguro de fontes radioativas. Precisam de uma certificação para sua atividade, que no Brasil fica a cargo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI).

Durante o encontro, órgãos certificadores, pesquisadores envolvidos com medidas das radiações ionizantes e em toda a cadeia de produção, gestão, uso, manuseio, transporte até o descarte do material radioativo podem conhecer pesquisas em desenvolvimento e trazer contribuições para melhores resultados na área. Em debate, temas como radiação natural, efeitos biológicos das radiações, formação e treinamento de profissionais, tecnologias, direito nuclear, radioproteção do paciente, dos trabalhadores e do meio ambiente, comunicação com a sociedade, gestão de resíduos radioativos, uso de fontes radoativas, instrumentação, percepção de risco, salvaguarda e segurança física das fontes.

O presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), Alfredo Lopes Ferreira Filho, frisa a importância do apoio da Agência Internacional de Energia Atómica (Aiea) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para a realização do congresso. Dentre os mais de 500 resumos submetidos, distribuídos em 21 áreas temáticas, foram selecionados 350 trabalhos, que ao final do congresso estarão disponíveis no site da SBPR.

Eventos simultâneos

Em paralelo, foram realizados o nono Congresso Regional de Segurança Radiológica e Nuclear, o quinto Congresso Ibero-Americano de Sociedades de Proteção Radiológica e o terceiro Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica. A diretora do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), Dejanira da Costa Lauria, destaca a participação do instituto – unidade de pesquisa da Cnen –, com 24 trabalhos, sendo 13 em formato pôster.

Leia mais.

 

Ascom do IRD
Fonte Ascom do IRD 19/04/2013 ás 9h

Compartilhe

Congresso reúne profissionais da área de proteção radiológica