Congresso e Feira de Bioenergia apresentam exemplos bem sucedidos de uso de resíduos na geração de energia limpa.

Fonte Imprensa Bioenergia 15/05/2013 às 20h

A geração de energia limpa e renovável através da utilização de resíduos sólidos urbanos e industriais, e dejetos de animais, surgem como uma boa alternativa para o destino adequado do lixo e redução de emissões de gases de efeito estufa.

No Brasil, mais de 40% do lixo produzido pelas cidades não possui destino correto, e são encaminhados a lixões a céu aberto. São 74 mil toneladas de lixo por dia depositado em locais inadequados e com potencial de grandes danos ao meio ambiente

Levantamento da ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais confirma que o potencial para geração de eletricidade pelas unidades de destinação de resíduos no Brasil é de mais de 280 MW, volume suficiente para abastecer uma população de cerca de 1,5 milhões de pessoas.

Em outros países o lixo passou a ser mercadoria valorizada. A cidade de Oslo, Noruega, importa lixo. Ele é trazido da Inglaterra, da Irlanda, da Suécia e de outros países da região. A cidade chega a ter planos para importar lixo do mercado americano. A cidade aposta na reciclagem, onde residências, prédios públicos e escolas são aquecidos através da queima de lixo. E isso acontece em um país considerado o 10º maiores exportadores mundiais de petróleo e gás, e tem abundantes reservas de carvão e uma rede de mais de 1.100 usinas hidrelétricas em suas montanhas ricas em água.

Este é um dos temas que serão abordados no 8º Congresso Internacional de Bioenergia, que acontece simultaneamente a 6ª BioTech Fair – Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis. Os eventos se realizam de 05 a 07 de novembro de 2013, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A realização é Porthus e a Organização CIPA – Fiera Milano.

Em três dias de evento serão mais de quarenta palestras, incluindo ainda 80 apresentações orais de trabalhos técnicos. A 6ª BioTech Fair – Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis irá reunir empresas ligadas a produção de máquinas, equipamentos e tecnologias voltadas a energias renováveis, com destaque a biomassa e biocombustíveis. Haverá espaço para demonstração externa de maquinas do setor. Mais detalhes no site www.bionergia.net.br.

Serviço:
8º Congresso Internacional de Bioenergia
6ª BioTechFair – Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis
www.bioenergia.net.br
Promoção: Porthus Eventos
Organização: CIPA-Fiera Milano

Imprensa Bioenergia
Fonte Imprensa Bioenergia 15/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Congresso e Feira de Bioenergia apresentam exemplos bem sucedidos de uso de resíduos na geração de energia limpa.