Congresso de Matemáticos terá participação de representantes do Impa

Fonte Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada 08/08/2014 às 10h
Quatro pesquisadores do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) participarão do próximo Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), entre os dias 13 e 21 de agosto, em Seul, na Coreia do Sul.

Realizado de quatro em quatro anos, desde 1897, pela União Internacional de Matemática (IMU), o congresso é o principal evento da matemática em âmbito mundial. O Brasil, no entanto, participa pela primeira vez com quatro representantes do instituto: Fernando Codá, Carlos Gustavo Moreira, Mikhail Belolipetsky e Vladas Sidoravicius.

Segundo o professor e diretor geral do Impa, César Camacho, “é motivo de muita honra e satisfação ter quatro pesquisadores convidados para palestrar no Congresso Internacional de Matemáticos de 2014”, ressalta.

Até hoje, o Brasil teve 14 pesquisadores convidados a proferir palestras no Congresso Internacional de Matemáticos (sendo 13 pesquisadores do instituto e um da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Reconhecimento

Na cerimônia de abertura do evento serão entregues alguns prêmios aos participantes. O principal deles é a Medalha Fields, comparada, por sua relevância, ao Prêmio Nobel, que não existe na área de matemática.

Concedida pela primeira vez em 1936, a Medalha Fields é destinada a no máximo quatro matemáticos com idade não superior a 40 anos, que tenham realizado feitos notáveis. Entre 1936 e 2010, 52 matemáticos foram agraciados com a distinção.

Próximo evento

O próximo Congresso Internacional de Matemáticos será realizado no Rio de Janeiro, previsto para agosto de 2018. Será a primeira vez em que um país da América do Sul abrigará o evento, que reúne cerca de 4.500 pesquisadores de diversos países e onde são apresentadas as novidades produzidas nos últimos anos na área.

“A escolha do Rio de Janeiro como sede do próximo congresso reflete o reconhecimento internacional da pesquisa em matemática produzida no país. Além disso, a realização do congresso no País trará maior visibilidade para a matemática e poderá estimular um número maior de jovens para o seu estudo”, finaliza o diretor César Camacho.


Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Fonte Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada 08/08/2014 ás 10h

Compartilhe

Congresso de Matemáticos terá participação de representantes do Impa