Congresso comemora Dia Internacional da Mulher

Fonte Agência Senado 06/03/2013 às 15h

Começou agora sessão solene do Congresso Nacional para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), agraciar as vencedoras do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, e lançar a Procuradoria da Mulher no Senado Federal.

O prêmio destaca cinco mulheres com atuação em áreas como assistência social, direitos femininos, saúde e educação. A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), a educadora Adélia Moreira Pessoa, as ativistas Amabília Vilaronga de Pinho Almeida e Telma Dias Ayres e a missionária Luzia Santiago receberão o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz.

Em sua 12ª edição, o prêmio foi instituído pela Resolução do Senado Federal 2/2001 com o intuito de homenagear mulheres que “tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero”. A cerimônia de premiação ocorre sempre em março, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, mas as indicações costumam ser feitas no final do ano anterior, e julgadas por uma comissão instituída com esse objetivo.

O diploma leva o nome de uma das pioneiras na defesa dos direitos da mulher no Brasil. Nascida em 1894 e defensora do voto feminino, Bertha Lutz foi deputada federal, quando lutou pelos direitos trabalhistas da mulher e do menor. Bióloga de profissão, formada pela Sorbonne, trabalhou como pesquisadora do Museu Nacional por mais de 40 anos. Faleceu em 1976.

A sessão solene acontece no Plenário do Senado, presidida pelo senador Renan Calheiros. Também participam as ministras Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para Mulheres e Luiza Bairros, da Secretaria da Igualdade Racial; parlamentares e convidados.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 06/03/2013 ás 15h

Compartilhe

Congresso comemora Dia Internacional da Mulher