Congresso brasileiro abordará pesquisas sobre insetos

Fonte Embrapa 16/08/2014 às 11h
Goiânia (GO) sediará, no período de 14 a 18 de setembro, o 25º Congresso Brasileiro de Entomologia (CBE). São esperadas 2,5 mil pessoas, entre pesquisadores, professores e estudantes, para apresentar estudos sobre a convivência com insetos (nocivos e benéficos) nas áreas: vegetal, animal e humana.

O evento é voltado à comunidade científica, mas, nesta edição, possui uma série de iniciativas envolvendo escolas de ensino fundamental e minicursos técnicos, destinados a um público mais amplo. As inscrições já estão abertas, assim como a possibilidade de submissão de trabalhos científicos.

De acordo com a presidente do 25º CBE, a pesquisadora da Embrapa, Eliane Quintela, o evento é o segundo maior do gênero no mundo e contará com 170 palestrantes, sendo 30 deles de fora do País. "Trata-se de uma excelente oportunidade para o intercâmbio e atualização de conhecimentos. Além disso, buscamos construir um evento inovador, levando em conta os avanços da pesquisa entomológica não somente para a academia, mas também para os setores produtivos rurais e urbanos e demais interessados".

Com o tema "Entomologia integrada à sociedade para o desenvolvimento sustentável", a programação do 25º CBE contará com palestras, simpósios e mesas redondas, acerca das descobertas mais recentes para o manejo das principais pragas que atacam as lavouras, como a lagarta helicoverpa e a mosca- branca; em sanidade animal, abordando o controle de insetos de importância econômica, como carrapatos e a mosca do chifre; e, no campo da medicina, as medidas para lidar com vetores transmissores de doenças, como a malária, a dengue e Chagas, dentre outros.

Em relação aos minicursos, serão apresentados temas de importância, como por exemplo, técnicas de manejo de insetos prejudiciais à jardinagem, de macrofotografia de insetos e de controle de pragas urbanas, entre outros. Os interessados poderão se inscrever somente nesses minicursos, se desejarem.

Durante o 25º CBE, acontecerá ainda, pela primeira vez, uma reunião da Seção Internacional da Sociedade Americana de Entomologia (ESA), para o estabelecimento de parcerias junto à Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), que é a instituição organizadora do evento a ser realizado em Goiânia.

Exposição

Outra atividade que será conduzida no evento é a visitação gratuita para escolas de ensino fundamental a um espaço especial, o "Planeta inseto", coordenado pelo Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura de São Paulo.

No local, haverá a exposição de exemplares vivos de insetos, onde serão mostradas como as lagartas do bicho-da-seda produzem linha, como se dá a produção de mel pelas abelhas e o "baratódromo", onde são realizadas corridas de baratas. Essa exposição voltada às escolas busca inspirar novos pesquisadores e informar ao publico estudantil sobre a importância dos insetos.
Embrapa
Fonte Embrapa 16/08/2014 ás 11h

Compartilhe

Congresso brasileiro abordará pesquisas sobre insetos