Confira a agenda científica de 8 a 14 de abril

Fonte Ascom do MCTI 07/04/2013 às 10h
A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) participa, de terça (9) a sexta-feira (12), no Riocentro (RJ), da LAAD Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança, uma das maiores e mais importantes feiras de defesa e segurança da América Latina.

 

No estande da AE, os visitantes poderão conhecer o Programa Espacial Brasileiro por meio de vídeos, maquetes e imagens. A agência também exibirá imagens do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS, sigla em inglês) e do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM).

Outro destaque será a edição atual do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), que estabelece as diretrizes e ações do Programa Espacial Brasileiro entre 2012 e 2021.

Saiba mais: http://laadexpo.com.br/

Mulheres na Ciência

Será aberto na próxima quarta (10), o período de inscrições para o Programa L'Oréal-ABC-Unesco para Mulheres na Ciência, realizado em parceria com a Unesco e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Esta é a oitava edição brasileira do evento, que tem por objetivo incentivar a presença da mulher na linha de frente do conhecimento e garantir visibilidade ao trabalho de pesquisadoras, além de oferecer condições favoráveis para a continuidade de projetos por meio do auxílio financeiro.

Podem participar do programa cientistas das áreas de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, Ciências Físicas, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas. Cada profissional vencedora recebe bolsa-auxílio no valor equivalente a US$ 20 mil.

As interessadas terão até 13 de maio para se inscrever no site http://loreal.abc.org.br/.

Seleção ON

Encerra no dia 10 de abril o prazo para candidaturas para a direção do Observatório Nacional (ON), unidade pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), localizada no Rio de Janeiro.

Esse sistema de escolha de dirigentes, pelos comitês de seleção, vem sendo praticado pelo MCTI para os cargos de direção de todas as unidades. A seleção, que dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao titular da pasta federal, é realizada por comitês de especialistas. Eles buscam identificar, dentre os membros das comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.

Saiba mais: http://www.on.br/

Smart Grid

O Instituto Nacional de Energia Elétrica (Inerge) organiza, na quarta-feira (11) e na quinta-feira (12) o The First International Workshop on Smart Grid Communication. O evento ocorre na Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e contará com a presença de palestrantes brasileiros e do exterior. As inscrições são gratuitas e limitadas a 250 convidados.

Detalhes sobre o encontro na página www.iwsgc.com.br.

Simpósio

Dois mil participantes de várias partes do mundo são esperados em Foz do Iguaçu (PR) para o maior evento do país sobre satélites e geotecnologias. Promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), o XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR) reunirá, no Complexo Rafain Expocenter, do dia 13 a 18 de abril, especialistas do setor, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários.

Especialmente no Brasil, dadas as suas dimensões, o sensoriamento remoto é utilizado no levantamento de recursos naturais e no monitoramento do meio ambiente visando o desenvolvimento econômico e social.

Realizado em diferentes cidades a cada dois anos, o SBSR vem crescendo em número de participantes, submissão de trabalhos científicos e na programação de sessões especiais. O atual programa já está sendo considerado o mais denso e abrangente em mais de três décadas de história do evento, tanto pelo currículo dos palestrantes convidados como pela diversidade de temas.

Até o domingo (7), é possível realizar inscrições online, pelo site do evento. Após essa data, as inscrições serão feitas apenas em Foz do Iguaçu, na secretaria geral do SBSR.

Mais informações e a programação completa podem ser acessadas no site do evento: www.dsr.inpe.br/sbsr2013

Conferência

Durante a 22ª Conferência Internacional de Gestão da Tecnologia (Iamot 2013), que acontece de 14 a 18 de abril, em Porto Alegre, um grupo de pesquisas da área de Inovação e Prospecção Tecnológica do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), liderado pelo tecnologista Paulo Chacon, apresentará um estudo sobre a transferência tecnológica em países do Mercosul.

O trabalho se alinha com o tema geral desta edição do evento: Ciência, Tecnologia e Inovação em Economias de Mercados Emergentes. Pela primeira vez no Hemisfério Sul, a conferência é organizada pela International Association for Management of Technology (Iamot), com apoio local do Núcleo de Gestão de Inovação Tecnológica (Nitec), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O evento reunirá mais de 650 pesquisadores, de 50 países, que submeteram artigos, apreciados por 70 especialistas internacionais, havendo 270 trabalhos selecionados.

Saiba mais: http://www.iamot2013.com/

Tempestades solares

Pesquisadores do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), participam no dia 14 de abril, nos Estados Unidos, do encontro internacional que irá discutir o monitoramento de supertempestades solares.

O objetivo é estabelecer quais medidas devem ser adotadas nos diferentes estágios da ocorrência de um evento solar extremo, incluindo avisos a autoridades e alertas à comunidade em geral.

A possibilidade de eventos extremos solares resultarem em impactos e prejuízos na Terra tem causado cada vez maior preocupação, já que estamos no período conhecido como máximo solar - a maior atividade do Sol que se repete em ciclos de 11 anos.

As informações do Embrace estão disponíveis no endereço www.inpe.br/climaespacial.

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 07/04/2013 ás 10h

Compartilhe

Confira a agenda científica de 8 a 14 de abril