Confira a agenda científica de 6 a 12 de maio

Fonte Ascom do MCTI 04/05/2013 às 16h

Na segunda-feira (6), será dada a largada para as atividades relacionadas ao projeto Atlântico Sul – Nova Fronteira do Conhecimento. A programação inclui visita guiada ao navio Yokosuka e ao submarino Shinkai, equipamentos japoneses de pesquisa oceanográfica que estão no Brasil para realizar expedição científica no leito do Atlântico Sul.

 

O cruzeiro - intitulado Iatá-Piúna, que em tupi-guarani significa “navegando em águas profundas” - é o marco principal da cooperação Brasil-Japão em Oceanografia, Ciências do Mar e Tecnologia de Oceanos, iniciativa decorrente de acordo entre o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM/MME), o Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (USP) e a Agência Japonesa de Ciências do Mar e da Terra (Jamstec)

A cerimônia de abertura das atividades ocorre às 10 horas, no Pier Mauá, Estação de Embarque de passageiros, Avenida Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá, no Rio de Janeiro.

Reunião ABC

A partir de segunda-feira (6) até quarta (8), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promove a sua Reunião Magna de 2013, com o tema “desenvolvimento científico-tecnológico: rumo a novos patamares”.

Apresentação de pôsteres, conferências e palestras integram a programação, com destaque para a presença do ganhador da Medalha Fields 2006, Wendelin Werner, e de três vencedores do Prêmio Nobel: Serge Haroche (Física 2012), Dan Shechtman (Química 2011) e Kurt Wüthrich (Química 2002).

Está prevista a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, do secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, dentre outros representantes da pasta.

A reunião acontece na sede da Academia Brasileira de Ciências, na Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar, centro, Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e abertas ao público, mediante inscrição prévia por e-mail para rmagna2013@abc.org.br.

Satélites

De segunda (6) a sexta-feira (10), especialistas de vários países se reúnem no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP). Eles participam da reunião de um dos três grupos de trabalho que fazem parte do Comitê de Satélites de Observação da Terra (Ceos, na sigla em inglês).

Estabelecido em 1984, o Ceos é responsável pela coordenação global de programas espaciais civis e pelo intercâmbio de dados de satélites de observação da Terra em benefício da sociedade. Os 52 integrantes são agências espaciais, instituições e organismos internacionais do segmento.

Durante o encontro também será realizada a reunião anual do Grupo de Trabalho em Sistemas de Informação e Serviços (WGISS), que promove a colaboração entre as organizações do Ceos no desenvolvimento de sistemas e serviços para a gerência e distribuição de dados de observação da Terra aos usuários ao redor do mundo.

Mais informações sobre o Ceos no site www.ceos.org. A agenda da reunião do WGISS está disponível na página www.dpi.inpe.br/wgiss35

Conferências Magnas

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCTI) dá continuidade, nesta semana, ao ciclo de palestras dentro do programa de Conferências Magnas. O convidado da edição 2013 é o matemático Wendelin Werner, ganhador da Medalha Fields em 2006, prêmio atribuído pela União Internacional de Matemática (IMU) e considerado a maior distinção no ramo da matemática.

O francês, nascido na Alemanha, trabalha com a teoria das probabilidades e profere palestra nesta segunda (6), às 16h30, na Academia Brasileira de Ciências, e na quinta (9), às 17h, no Impa, ambos no Rio de Janeiro.

Para resumo das palestras e outras informações, os interessados devem entrar em contato pelo email dac@impa.br ou acessar o site do Impa: http://www.impa.br/opencms/pt/noticias/memoria/2013/Conferencias_Magnas/wendelin_werner.html

Debate

Na quinta-feira (9), a série Debate Finep - da Financiadora de Estudos e Projetos do MCTI - vai apresentar e discutir a proposta de elaboração de um rating para as empresas inovadoras e para projetos de inovação.

O rating é uma opinião sobre a capacidade de um país ou uma empresa saldar seus compromissos financeiros e será utilizado como ferramenta por agências, como a Finep, para a análise do risco tecnológico dos projetos financeiros.

A ocasião contará com a palestra da economista Fernanda De Negri. A convidada é pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea/DF) e possui experiência nas áreas de Economia Industrial, Tecnologia, Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro Direto, com diversos artigos publicados sobre esses temas.

O evento acontece a partir de 10 horas, no Espaço Finep, localizado na praia do Flamengo, 200 – Pilotis.

Astronomia

Termina na sexta-feira (10) o prazo para professores do ensino fundamental e médio se inscreverem gratuitamente no curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP). Com aulas práticas e visitas a laboratórios e observatórios, entre outras atividades, o curso será realizado de 15 a 19 de julho.

Iniciativa da divisão de Astrofísica do instituto, o curso é realizado todos os anos, no período das férias escolares de julho, para capacitar professores a levar às salas de aulas os principais conceitos da Astronomia, mostrando aos jovens e crianças como esta ciência está presente no cotidiano. São oferecidas 60 vagas para educadores de todo o Brasil.

O curso é dirigido a graduandos e professores do ensino fundamental e médio da área de ciências, especialmente física, química, matemática e geografia. Profissionais que atuem diretamente com educação e divulgação científica, assim como estudantes a partir do segundo ano de graduação, também podem se inscrever no curso, que é reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

A programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis na página http://www.das.inpe.br/curso/

História

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) realiza, na quarta (8) e na quinta (9), o 1º Seminário de Pesquisa em História das Ciências na Amazônia.

As atividades, das 9h às 16h, contarão com palestrantes da região Norte do país e de universidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Confira a programação: http://www.museu-goeldi.br/download/pdf/outros/2013/seminario_historia_ciencias.jpg

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 04/05/2013 ás 16h

Compartilhe

Confira a agenda científica de 6 a 12 de maio