Confira a agenda científica de 31 de março a 5 de abril

Fonte Ascom do MCTI 30/03/2013 às 17h
Termina no dia 2 de abril o prazo para os interessados se candidatarem ao processo de seleção de diretor para o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com sede no Rio de Janeiro.

Podem se candidatar ao cargo quaisquer pesquisadores ou tecnologistas, brasileiros ou naturalizados, que atendam aos requisitos listados no site do museu: http://www.mast.br/

Também foi prorrogado até 10 de abril o comitê de seleção para a direção do Observatório Nacional (ON), outra unidade pesquisa do MCTI localizada no Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.on.br/

Lançamento

Na próxima terça-feira (2), o público de Belém terá a oportunidade de conhecer o livro Turismo e Gestão do Patrimônio Arqueológico, que será lançado às 19h, no anexo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/PA), localizado na Avenida Governador José Malcher, 474.

 

A publicação reúne artigos de 14 pesquisadores, entre brasileiros e estrangeiros, que participaram do workshop Internacional Turismo e Patrimônio Cultural. O evento ocorreu em 2009 e foi promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/Ufpa) e pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI).

Organizado pelos pesquisadores Silvio Lima Figueiredo, Edithe Pereira e Márcia Bezerra, o livro é um dos resultados do projeto de socialização de sítios arqueológicos nos estados do Pará e Amapá, cujos estudos receberam incentivo da superintendência do Iphan/PA, em 2009 e 2010.

SBPC

Termina também nesta terça-feira (2) o prazo de inscrição para os interessados em submeter resumos de trabalhos para apresentação na sessão de pôsteres da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em Recife de 21 a 26 de julho. Cada inscrição permite a submissão de um resumo. Quem quiser submeter dois trabalhos deverá efetuar duas inscrições, o número máximo permitido.

As inscrições para quem quiser participar sem apresentar resumos podem ser feitas até o dia 10 de julho. Todas as informações e orientações, bem como a ficha de inscrição, estão disponíveis no endereço: http://www.sbpcnet.org.br/recife.

Não é necessário, entretanto, se inscrever para participar do encontro. Qualquer pessoa pode assistir a todas as atividades do evento. A inscrição é obrigatória apenas para quem deseja frequentar minicursos ou receber o material da reunião.

Obmep

Encerra na sexta-feira (5), o período de inscrições para a 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Como no ano passado, a edição 2013 será marcada pelo aumento do número de bolsistas para o Programa de Iniciação Científica. A premiação será concedida aos seis mil medalhistas de ouro, prata e bronze.

Qualquer escola pública pode inscrever seus alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do ensino médio. O procedimento deve ser feito pelo site www.obmep.org.br <http://www.obmep.org.br>.

CsF

Sexta-feira é também o último dia de inscrições para as chamadas públicas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) para bolsas de graduação sanduíche na Bélgica e na Finlândia. Outros editais do programa, sob a supervisão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), também se encerram no dia 6 de abril e contemplam bolsas de graduação sanduíche na Áustria, China e Irlanda. Será aceita uma única inscrição por candidato e para uma única chamada.

Outras informações sobre o programa no site: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf

Apoio a eventos

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), está com chamada aberta para a apresentação de propostas de realização de eventos no Brasil relacionados à ciência, tecnologia e inovação. Serão apoiados congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e similares, de abrangência nacional ou internacional.

Para os eventos a realizar entre 1º de julho e 31 de dezembro deste ano, os interessados devem enviar as propostas até o dia 5 de abril. Em relação a eventos para 2014, o recebimento das propostas é até 31 de outubro.

Os interessados devem encaminhar os projetos ao CNPq, por meio do site, e preencher o formulário de propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. Será aceita apenas uma proposta por pesquisador.

Estão disponíveis R$ 5 milhões do orçamento da Finep, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para financiar os eventos. Acesse a Chamada MCTI/CNPq/Finep 02/2013.

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 30/03/2013 ás 17h

Compartilhe

Confira a agenda científica de 31 de março a 5 de abril