Confira a agenda científica de 29 de abril a 5 de maio

Fonte Ascom do MCTI 29/04/2013 às 11h
 
 
O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Glauco Arbix, fará uma palestra nesta segunda-feira (29) Universidade de Witwaterstrand, em Joanesburgo, África do Sul, organizado pelo Gauteng City-Region Observatory (GCRO). Arbix falará sobre o bom momento para a inovação no Brasil, em especiaal, sobre o Plano Inova Empresa, além do potencial para o intercâmbio de experiências entre o Brasil e os países africanos.

 

Esta é a segunda visita que Arbix faz à África em um mês. Na última semana de março, o presidente da Finep participou da VI Conferência de Ministros de Finanças, Economia e Planejamento da África, realizada em Abidjan, Costa do Marfim, encontro promovido pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (Uneca).

Conferências Magnas

Dando continuidade à iniciativa de trazer matemáticos de renome ao Brasil, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCTI) realiza em maio mais um ciclo de palestras do programa de Conferências Magnas. O convidado desta edição é o matemático Wendelin Werner, ganhador da Medalha Fields em 2006, prêmio atribuído pela União Internacional de Matemática (IMU) e considerado a maior distinção no ramo da matemática.

O francês, nascido na Alemanha, trabalha com a teoria das probabilidades. Suas conferências estão programadas para três ocasiões, a primeira na sexta-feira (3), às 10h, na Universidade de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte; no dia 6 de maio, às 16h30, na Academia Brasileira de Ciências, e no dia 9, às 17h, no Impa, ambos no Rio de Janeiro.

Para o resumo das palestras e outras informações, os interessados devem entrar em contato pelo email dac@impa.br ou acessar: http://www.impa.br/opencms/pt/noticias/memoria/2013/Conferencias_Magnas/wendelin_werner.html

Miniobservatório

Com atividades educacionais previstas para os meses de maio, junho, agosto e setembro, o Miniobservatório Astronômico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP), abriu as inscrições para a nova temporada de visitas e sessões remotas.

As visitas ocorrem sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, e são acompanhadas por um pesquisador do instituto que ministra palestra sobre um tema particular em Astronomia.

Podem participar grupos formados por alunos a partir do quarto ano do ensino fundamental até o último do superior. As escolas interessadas devem agendar a visita pelo telefone (12) 3208-7194.

As sessões remotas acontecem às quintas-feiras, das 19h às 21h. De sua própria escola, os alunos têm a chance de contemplar pela internet as imagens mostradas pelo telescópio instalado no Miniobservatório. Os procedimentos para agendar uma sessão remota estão disponíveis na página http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/obs_remotas.php

Para outras informações acesse: www.das.inpe.br/miniobservatorio

Astronomia

Até 10 de maio, professores do ensino fundamental e médio também podem se inscrever gratuitamente no Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica do Inpe de São José dos Campos (SP). Com aulas práticas e visitas a laboratórios e observatórios, entre outras atividades, o curso será realizado de 15 a 19 de julho.

Iniciativa da divisão de Astrofísica do instituto, o curso é realizado todos os anos, no período das férias escolares de julho, para capacitar professores a levar às salas de aulas os principais conceitos da Astronomia, mostrando aos jovens e crianças como esta ciência está presente no cotidiano. São oferecidas 60 vagas para educadores de todo o Brasil.

O curso é dirigido a graduandos e professores do ensino fundamental e médio da área de ciências, especialmente física, química, matemática e geografia. Profissionais que atuem diretamente com educação e divulgação científica, assim como estudantes a partir do segundo ano de graduação, também podem se inscrever no curso, que é reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

A programação completa do curso e o formulário de inscrição estão disponíveis na página http://www.das.inpe.br/curso/

Semiárido

Estão abertas as inscrições para o curso especialização latu senso em “processos históricos e inovações tecnológicas no semiárido brasileiro”. O curso, lançado pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), será oferecido em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI).

A especialização tem como objetivo capacitar técnicos e lideranças de comunidades e assentamentos rurais, para prepará-los para o uso de tecnologias sociais sustentáveis no Semiárido brasileiro.

Podem concorrer a uma vaga bolsistas do CNPq (ATP – A), assentados e/ou agregados do Plano Nacional da Reforma Agrária (PNRA), beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e técnicos que prestam serviços a assentamentos da Reforma Agrária vinculados ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de maio de 2013 com o envio da documentação exigida para o e-mail cursopronerainsacg@hotmail.com, de acordo as regras estabelecidas no edital.

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 29/04/2013 ás 11h

Compartilhe

Confira a agenda científica de 29 de abril a 5 de maio