Confira a agenda científica de 25 de fevereiro a 1º de março

Fonte Ascom do MCTI 25/02/2013 às 15h

Encerram-se nesta segunda (25) as inscrições para o Curso de Multiplicadores de Turismo de Base Comunitária, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

 

O objetivo desta terceira edição é formar multiplicadores para o manejo do recurso cênico de ambientes naturais, com foco na conservação.

O curso, que ocorre no período de 9 a 13 de abril, em Tefé (AM), é voltado para grupos e instituições que têm a atividade de turismo de base comunitária em desenvolvimento ou em vias de implementação. Os interessados devem enviar mensagem para o email: multiplicadores.ptbc@mamiraua.org.br.

Ainda hoje, o pesquisador e coordenador da divisão de Biocombustíveis do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/MCTI), James Melo, faz palestra no 2º Workshop Biodiesel, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Petróleo e Energia da Biomassa, da Universidade Federal de Sergipe.

O evento reunirá representantes de todas as instituições envolvidas no projeto de Aproveitamento de Óleos e Gorduras Residuais e Gorduras Animais para Produção de Biodiesel e Estudo do Enquadramento nas Especificações Brasileiras.Participam representantes de outras instituições de pesquisas, como o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI). Mais informações pelo site do grupo de pesquisa.

Conferência

Até a próxima quarta-feira (27), a Academia Brasileira de Ciências promove, no Rio de Janeiro, a 7ª Conferência da Rede Global de Academias de Ciências.

Com o tema "Ciência para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável", o evento reunirá presidentes de academias de todos os continentes, bem como atores de renome no cenário científico internacional.

O objetivo é conclamar a comunidade científica internacional a contribuir de maneira efetiva para a construção de um futuro para o planeta, no qual prevaleçam a justiça social e a sustentabilidade econômica e ambiental. Mais informações no site da ABC.

De hoje até a próxima quarta-feira (27), a pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) Ana Vilacy Galúcio participa da Reunião de Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação 2013, evento promovido pela Unesco (ONU), em Paris.

Coordenadora de ciências humanas do museu, ela traçará um panorama do histórico de pesquisas sobre as línguas nativas do Brasil, bem como sobre o papel do governo em seu mapeamento. Os programas existentes no país, as mudanças ocorridas nos últimos anos e as medidas necessárias para o avanço da questão também serão abordados pela pesquisadora.

Pós-graduação

Termina na sexta (1º) o prazo de inscrição do processo seletivo para concessão de bolsas de mestrado e doutorado 2013 da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI). Para se candidatar, o estudante precisa estar matriculado em um curso de pós-graduação.

Os resultados serão divulgados em 23 de abril e, para os selecionados, as bolsas serão concedidas a partir de maio de 2013.

Mais informações podem ser obtidas no site da comissão ou pelo telefone (31) 3069-3279, no horário comercial.

 

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 25/02/2013 ás 15h

Compartilhe

Confira a agenda científica de 25 de fevereiro a 1º de março