Confira a agenda científica de 25 a 31 de março

Fonte Ascom do MCTI 24/03/2013 às 11h
O Museu Paraense Emílio Goeldi realiza no domingo (24) uma programação especial em homenagem à Festa Anual da Árvore. Celebrada nas regiões Norte e Nordeste do país na última semana de março, em conformidade com o decreto presidencial de n° 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, a festa tem por objetivo valorizar a vida em sua essência, contemplando a conservação de espécies vegetais ameaçadas de extinção.

 

A edição de 2013 homenageará o Jatobá (Himenaea courbaril L.), espécie encontrada originalmente na Amazônia e Mata Atlântica e cujo nome é oriundo do Tupi yata’wá, que quer dizer árvore com frutos.

A programação cultural inclui uma exposição, apresentações teatral e folclórica, além da apresentação do projeto Arborizar Pará, do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor).

As atividades ocorrem a partir das 10 horas, no Espaço Cultural Raízes, no Parque Zoobotânico do museu, localizado na Avenida Magalhães Barata, 376, São Braz, Belém.

CsF

Termina na próxima quinta-feira (28) o prazo das chamadas públicas abertas pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF) para bolsas de doutorado sanduíche no exterior (SWE) e/ou pós-doutorado no exterior (PDE) nos laboratórios da GlaxoSmithKline (GSK), localizados no Reino Unido, Estados Unidos e Espanha.

São 15 bolsas oferecidas nas áreas de interesse descritas no edital, como doenças metabólicas; doenças tropicais e negligenciadas; doenças infecciosas; doenças respiratórias; processos inflamatórios e imunologia; biofarmacêutica; biologia computacional; e novas tecnologias.

Mais informações podem ser obtidas no site do CNPq e no site http://www.gsk.com

ICTs

As instituições científicas e tecnológicas (ICTs) devem encaminhar, até 31 de março, as informações relativas ao exercício de 2012 sobre as políticas de propriedade intelectual, criações desenvolvidas, proteções requeridas e concedidas e contratos de licenciamento ou de transferência de tecnologia firmados.

O formulário para informações sobre a política de propriedade intelectual das instituições científicas e tecnológicas do Brasil (Formict) pode ser acessado no portal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): http://www.mct.gov.br/formict/.

A medida atende disposição da Lei de Inovação (Lei 10.973, de 2004), que considera ICTs os órgãos ou entidades da administração pública que tenham por missão institucional, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico.

Dúvidas sobre o Formict podem ser esclarecidas pelos telefones (61) 2033-7809 / 7813 / 8587, ou pelo endereço eletrônico formict@mct.gov.br.

SiBBr

Encerra também no dia 31 de março o prazo para os interessados se candidatarem à vaga de consultor para o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). O profissional deverá identificar e preparar propostas de normas legais para a institucionalização do sistemar e criar um mecanismo de gestão, por meio da análise dos termos de adesão e da preparação de um documento norteador de uma política nacional de dados sobre a biodiversidade.

O consultor ficará alocado na unidade organizacional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em Brasília. O contato deve ser feito pelo email: gefbio.adm@pnuma.org. Os termos de referência com pré-requisitos para a vaga, como se candidatar e outras informações estão disponíveis no site do SiBBr: http://www.sibbr.gov.br/index.php/termo-de-referencia-consultoria-sobre-marco-legal-e-mecanismo-de-gestao-do-sibbr

6ª Escola do Espaço

Os interessados em se inscrever para a 6ª Escola do Espaço: Astronomia e Astronáutica de Cuiabá (MT) têm até o dia 31 para fazer a inscrição. O curso será realizado entre os dias 9 e 13 de abril, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento é realizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do Programa AEB Escola.

O curso é destinado a professores e profissionais ligados à educação. O objetivo é capacitá-los para que difundam e popularizem os conhecimentos adquiridos na Escola do Espaço de Cuiabá para seus alunos em sala de aula.

Outras informações podem ser encontradas no site do Programa AEB Escola http://aebescola.aeb.gov.br/. Mais informações pelo telefone (61) 3411- 5678 ou pelo email: aebescola@aeb.gov.br

Processos seletivos

O MCTI prorrogou o prazo do processo de seleção de diretor para o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), unidade de pesquisa com sede no Rio de Janeiro. Os interessados podem se inscrever até 2 de abril.

Podem se candidatar ao cargo quaisquer pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados que atendam aos requisitos listados no site do museu: http://www.mast.br/

Também foi prorrogado até 10 de abril o comitê de seleção para a direção do Observatório Nacional (ON), outra unidade pesquisa do ministério no Rio. Saiba mais: http://www.on.br/

Esse sistema de escolha de dirigentes, pelos comitês de seleção, vem sendo praticado pelo MCTI para os cargos de direção de todas as unidades. A seleção, que dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao titular da pasta federal, é realizada por comitês de especialistas. Eles buscam identificar, dentre os membros das comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 24/03/2013 ás 11h

Compartilhe

Confira a agenda científica de 25 a 31 de março