Confira a agenda científica de 22 a 28 de abril

Fonte Ascom do MCTI 20/04/2013 às 10h
Na segunda-feira (22), acontece em Belém, no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI), a apresentação do livro “Ecossistemas costeiros: impactos e gestão ambiental”. Trata-se de uma coletânea de pesquisas sobre os ecossistemas costeiros do Norte e Nordeste do país, além da Guiana Francesa.

 

A obra, reimpressa em parceria com o Banco da Amazônia (Basa), foi organizada pelos pesquisadores Maria Thereza Prost e Amilcar Carvalho Mendes. A apresentação acontece, às 9h30, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. Na ocasião, Mendes fará uma palestra sobre as particularidades dos ecossistemas costeiros amazônicos.

Encontro

De segunda (22) a quarta-feira (24), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI) promove a 5ª Reunião de Trabalho do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Complexos (INCT-SC).

Realizado desde 2009, quando o Instituto foi criado, o encontro deste ano tem 17 palestras programadas, além de sessão de pôsteres em que serão apresentados trabalhos relacionados à complexidade de sistemas de diversas naturezas, tais como os biológicos e econômicos, além de pesquisas recentes em mecânica estatística não extensiva.

A abertura está prevista para as 9h30, pelo diretor do CBPF, Fernando Lázaro, e pelo coordenador do INCT-SC, Constantino Tsallis.

Confira a programação:

http://portal.cbpf.br/protected/pages/o_cbpf/inctsc/pdf/programa5aReuniao.pdf

Curso

De 23 a 25 de abril, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) realiza o Curso de Meteorologia por Satélite aplicada à Hidrologia.

Interativas e em tempo real, as aulas serão ministradas a distância por especialistas do CPTEC/Inpe e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O objetivo do curso é auxiliar os profissionais envolvidos no setor hidrológico a interpretar os produtos derivados dos sensores remotos, no planejamento de previsão e controle de enchentes e inundações.

Serão abordados os seguintes temas: introdução à hidrologia, descrição sumária da informação de satélite e radiação, estimativa de precipitação e número de dias sem chuva, aplicações da estimativa de chuva na modelagem hidrológica, estimativa da umidade do solo por satélite e produtos de radar meteorológico.

A programação e o link para as inscrições estão disponíveis na página http://cursos.cptec.inpe.br/meteorologia-por-satelite-aplicada-a-hidrologia/.

Alcântara

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza, do dia 22 ao dia 27, em Alcântara (MA), uma reunião focal sobre o tema "Alcântara ontem, hoje e amanhã: saúde, educação e ciência".

O objetivo é promover um encontro entre representantes da população do município, cientistas e autoridades envolvidas com o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), com vistas ao diálogo construtivo e à realização de parcerias.

O evento conta com a colaboração da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do CLA e da Prefeitura de Alcântara. Leia mais: http://www.sbpcnet.org.br/site/home/home.php?id=1849

Aula Magna

Na próxima terça-feira (23), o professor Ricardo Abramovay, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), será o convidado da pós-graduação do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), para ministrar a aula magna do curso.

Abramovay é autor de dez publicações e professor titular do departamento de Economia da FEA e do Instituto de Relações Internacionais da USP, pesquisador do CNPq e coordenador do Projeto Temático Fapesp sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil.

A aula será no auditório Fernando de Mendonça (LIT/Inpe), em São José dos Campos (SP), das 14h às 16h, e tem como tema “Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil”.

A atividade é aberta ao público, mediante confirmação de presença pelo e-mail: pgcst@inpe.br.

Seleção

Termina na próxima quarta-feira (24) o período de inscrições para os interessados em se candidatar à direção do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), instituição de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Podem se candidatar ao cargo quaisquer pesquisadores ou tecnologistas, brasileiros ou naturalizados, que atendam aos requisitos listados no edital.

Um comitê de seleção foi nomeado pelo ministro Marco Antonio Raupp (MCTI). A seleção, que dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao titular da pasta federal, é realizada por comitês de especialistas. Eles buscam identificar, dentre os membros das comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição. Esse sistema de escolha de dirigentes vem sendo praticado pelo MCTI para os cargos de direção de todas as unidades.

Outras informações no site: www.mast.br

Capacitação

Na quinta-feira (25), a Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (CETI) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e a Axonal Consultoria Tecnológica realizarão o curso “Busca, análise e uso estratégico de patentes com foco no setor farmacêutico”.

A atividade tem como objetivo socializar o compartilhamento de conhecimentos práticos sobre processos e estratégias no uso de patentes, de modo a promover a disseminação e a capacitação na área de propriedade intelectual e inovação tecnológica.

A capacitação destina-se a alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, grupo de pesquisas, inventores, empresas e áreas com interesse no assunto.

O evento acontece das 8h30 às 16h30, no auditório da Ciência do Bosque da Ciência (Rua Otávio Cabral, s/nº, Petropolis). As inscrições são gratuitas. Para mais informações, envie e-mail para ceti@inpa.gov.br ou ligue: (92) 3643-3152.

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 20/04/2013 ás 10h

Compartilhe

Confira a agenda científica de 22 a 28 de abril