Confira a agenda científica de 20 a 26 de maio

Fonte Ascom do MCTI 18/05/2013 às 19h

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis realiza palestra na terça-feira (21), às 10 horas, no Espaço da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), no Rio de Janeiro. Na ocasião, o pesquisador apresentará o seu trabalho à frente do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edward e Lily Safra (IINN-ELS).

 

A Finep financiou a criação do instituto e projetos capitaneados pelo cientista. No dia 21, Nicolelis apresentará os detalhes do Andar de Novo, a nova iniciativa apoiada pela agência de fomento.

A palestra é aberta ao público. O endereço é Praia do Flamengo, 200 – Pilotis. Jornalistas interessados em fazer a cobertura podem entrar em contato pelo email ftorres@finep.gov.br ou pelo telefone (21) 2555-0299.

Preservação

Na quinta-feira (23), ocorre mais uma edição do Debate Finep 2013, às 10 horas, no Espaço Finep. A discussão acerca do tema “mudanças tecnológicas e a preservação de acervos televisivos” contará com a participação do gerente de Documentação e Memória da Fundação Padre Anchieta, Teder Muniz Morá, e da gerente executiva de Acervo e Conhecimento da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Lacy Barca. A EBC recebeu um acervo de televisões públicas que soma 40 mil horas de material em áudio e vídeo.

O objetivo do encontro é discutir de que maneira é possível recuperar acervos televisivos e como funciona a tecnologia capaz de resgatar um meio de mídia com décadas de existência. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Meio Ambiente

Nos dias 22, 23 e 24 de maio ocorrerá, no Auditório da Universidade Federal de São Carlos – Campus de Sorocaba (SP), o III Simpósio de Meio Ambiente e Tecnologia Florestal.

O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no website do evento: http://simatef.wix.com/simatef2013. Mais informações pelo e-mail: simatef.ufscar@gmail.com

Tecnologias Aeroespaciais

Na quinta-feira (23), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) sediará o seminário internacional “more electric and digital aircraft & spacecraft: controls, systems, integration and certification”. O evento ocorre das 8h30 às 18h, no Auditório Fernando de Mendonça (LIT/INPE), em São José dos Campos (SP).

No encontro serão discutidas tecnologias avançadas de controle, sistemas, integração e certificação usadas no setor aeroespacial.

O Inpe é coorganizador do seminário, que reunirá profissionais do instituto, do departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e representantes de empresas nacionais e estrangeiras.

Mais informações e inscrições com Queila Moreira Emerick no telefone (12) 3208-6199 ou pelo e-mail queila.emerick@inpe.br; ou Valdirene Moreira de Paula no (12) 3208-6191 ou email valdirene.moreira@inpe.br.

Mudanças Climáticas

De segunda (20) a sexta (24) acontece em Manaus a 4ª reunião de autores do Suplemento ao Manual para Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC).

O documento trata de métodos para estimar emissões e remoções de GEE resultantes de ações humanas em áreas alagadas. A reunião é coordenada pela Força Tarefa em Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do IPCC, copresidida desde 2002 pela brasileira Thelma Krug, do Inpe.

O evento será nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e fecha o último ciclo de reuniões. Participam mais de 70 autores de diversas nacionalidades para tratar dos comentários recebidos dos governos membros e especialistas da segunda versão, que já incluiu uma revisão anterior só de especialistas.

Mais informações sobre o IPCC no site www.ipcc.ch.

Antropologia

Na terça (21), às 14 horas, será promovido no campus de pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) o seminário “travessias entre antropologia e literatura: beiradiando experiências”.

Como palestrantes foram convidados a professora Carmem Izabel Rodrigues, da Universidade Federal do Pará, e o pesquisador Nelson Sanjad, do MPEG. Eles falarão sobre a relação entre antropologia e literatura no decorrer da história e sobre como caminha a literatura para o entendimento da sociedade.

Os interessados podem se inscrever no evento de forma on-line, acessando o link: https://docs.google.com/forms/d/1e8PSKqPzIbcFAAUxFxv3lk4gBVavrz2KdEZ5JrTWgDs/viewform.

O seminário será realizado na sala 01 da coordenação de Ciências Humanas, no campus de pesquisa do MPEG, localizado na Avenida Perimetral, 1901 – Terra Firme (PA).

Pós-graduação

Na quinta (23), têm início na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP) as atividades do curso da primeira turma de doutorado do programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, ligado ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da universidade.

A professora Lena Vania Ribeiro Pinheiro, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), foi convidada para ministrar a palestra “ciência e cientistas: da torre de marfim ao acesso aberto”, na qual abordará os novos recursos eletrônicos que buscam facilitar as ações de produção e comunicação científica, bem como a produção e a apropriação do conhecimento.

A palestra acontece às 9h30, no Anfiteatro Bento Prado Junior, localizado na área Norte do campus São Carlos da UFSCar. O evento é gratuito, aberto ao público e não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8417.

Geofísica

O projeto Fique por Dentro do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) trará, na quinta (23), o geofísico e professor da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Trindade, para falar um pouco sobre seus trabalhos, pesquisas e explicar o que é a geofísica, ciência que estuda a estrutura, a composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da Terra.

Com instrumentos especiais e leis da matemática, da física e da química, o geofísico mede as forças que afetam a superfície, o subsolo e a atmosfera terrestre, observando e calculando os movimentos do solo, e pesquisando a origem e a atividade dos vulcões, a curvatura do planeta e outras características geofísicas do globo.

A palestra acontecerá às 15h e é aberta ao público em geral. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: eventos@lncc.br ou pelos telefones (24) 2233-6039 - (24) 2233-6101.

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 18/05/2013 ás 19h

Compartilhe

Confira a agenda científica de 20 a 26 de maio