Confira a agenda científica de 2 a 8 de março

Fonte Ascom do MCTI 03/03/2013 às 10h
 
Um museu a céu aberto na beira da praia. Essa é a proposta do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), que promove neste mês uma série de atividades de popularização da ciência nas praias de Niterói e no Piscinão de São Gonçalo, também conhecido como Parque Ecológico da Praia das Pedrinhas, no Rio de Janeiro.

 

Nos dias da oficina Brincando com a Ciência, os banhistas vão poder observar, por exemplo, o Sol por meio de filtros especiais acoplados a telescópios. Ou ainda conferir experimentos e modelos interativos de diversos fenômenos naturais. A proposta é discutir com os visitantes as implicações da ciência e tecnologia com outros assuntos presentes na vida cotidiana. A programação começa neste sábado (2) e prossegue até o dia 24, aos sábados e domingos.

A Embaixada dos Estados Unidos e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizam programação especial na próxima semana com objetivo impulsionar a imersão científica de estudantes brasileiras.

O evento Science Camp – Elas nas Ciências selecionou cerca de 90 estudantes do ensino médio de várias partes do país. Durante a programação, as alunas participarão de atividades práticas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, em interação com pesquisadoras do Inpa e demais mulheres líderes do setor privado.

A programação inclui palestras, visita guiada à reserva Adolpho Ducke em Manaus – local de desenvolvimento de pesquisas do instituto – e sessões práticas de experimentação e de orientação. Os eventos começam em Brasília na segunda-feira (4) e prosseguem, em Manaus, até sexta-feira (8). Saiba mais.

Inovação em debate

A nova temporada do Debate Finep começa na quinta-feira (7). A Finep –Agência Brasileira da Inovação realiza a primeira edição do ano com o tema “Inovação e desenvolvimento para o Brasil de amanhã”. Está confirmadas a presença do presidente da Finep, Glauco Arbix, do ex-ministro do Planejamento e superintendente-geral do Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), João Paulo dos Reis Velloso, do diretor de Estratégias Regionais e Inovação da Steinbeis Europa Zentrum (SEZ), o alemão Günter Clar, e do jornalista Luís Nassif.

De 6 a 8 de março, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) oferecerá o minicurso Fundamentos da Teoria de Integração e Equações Estocásticas, ministrado pelo professor Alberto Ohashi. As aulas serão no campus da unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em Petrópolis (RJ).

O objetivo do curso é discutir propriedades básicas do movimento browniano e o cálculo estocástico correspondente a funcionais adaptados à filtração deste. Os tópicos a discutir são construção do movimento browniano e a medida de Wiener, integração estocástica de processos adaptados à filtração browniana, fórmula de Ito e teorema de Girsanov. Ohashi é docente do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Escola do Espaço

Estão abertas as inscrições para a 5ª Escola do Espaço: Astronomia e Astronáutica. O curso vai do dia 11 ao 15, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Natal.

Podem participar do curso professores e profissionais ligados à educação. Serão 90 vagas destinadas aos participantes selecionados pelas instituições parceiras do Programa AEB Escola e dez vagas abertas ao público em geral. As inscrições terminam no domingo (3).

Também estão abertas as inscrições para o cadastramento de turmas escolares do ensino médio, que desejem participar, este ano, do programa Físico por uma Tarde, oferecido pelo Laboratório Didático do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), no Rio de Janeiro.

O programa, que recebeu cerca de mil alunos no ano passado, tem como objetivo apresentar aos estudantes o ambiente da física em um centro de pesquisas e despertar a curiosidade pela ciência.

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 03/03/2013 ás 10h

Compartilhe

Confira a agenda científica de 2 a 8 de março