Confira a agenda científica de 18 a 24 de março

Fonte Ascom do MCTI 16/03/2013 às 21h

Começa na próxima segunda-feira (18) o período de inscrições para o curso geral de propriedade intelectual a distância, promovido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi/MDIC) em parceria com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi).

 

Trata-se da primeira etapa do novo ciclo de capacitação em Propriedade Intelectual (PI), que tem como sequência o curso presencial de extensão em PI e as oficinas de monitoramento tecnológico e de busca e redação de patentes.

O curso online é pré-requisito para participação nas demais etapas, que serão presenciais e ministradas no segundo semestre, pelo Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT Mantiqueira, nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP).

Para candidatar-se é preciso realizar um cadastro no site da Ompi, no endereço: https://www3.wipo.int/usercenter/pt/register.jsp.

Em seguida, o candidato deverá inscrever-se no curso, seguindo o passo a passo disponível no link http://www.inpi.gov.br/images/stories/downloads/pdf/passo_a_passo

Mais informações no site http://www.nitmantiqueira.org.br

No âmbito das comemorações do 28º aniversário do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), a mestre em biblioteconomia Carol Brey-Casiano realiza palestra dia 18, às 10h, sobre o tema o acesso à informação no século XXI.

Carol é diretora regional dos Centros de Informações e Pesquisas das embaixadas dos Estados Unidos no Brasil, Colômbia, Paraguai e Venezuela, junto ao Departamento de Estado Americano. Ela trabalhou em bibliotecas por 30 anos e presidiu a Associação Americana de Bibliotecas (ALA), a maior e mais antiga associação de bibliotecas do mundo.

Na quinta e na sexta-feira, 21 e 22 de março, em razão das comemorações do Ano de Portugal no Brasil, o Mast promove o Encontro Luso-brasileiro: políticas científicas e agências de fomento, organizado pelos pesquisadores em História da Ciência Heloisa Maria Bertol Domingues (diretora interina do Mast), Alex Varela (também do museu) e Maria Margaret Lopes (Universidade Estadual de Campinas/Unicamp), com o apoio do Programa de Cooperação em Ciências Sociais para os Países de Língua Oficial Portuguesa (MCTI/CNPq).

O objetivo do evento é discutir o papel das agências financiadoras no desenvolvimento das ciências e tecnologia no Brasil e em Portugal, desde meados do século XX até os dias atuais. O debate será feito por meio de palestras, oficinas de estudos e sessões abertas. O encontro ocorrerá das 9h30 às 18h, no auditório do Mast, localizado na rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão (RJ).

O Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), de São Paulo, encerra nesta segunda (18) o prazo de inscrições para o processo seletivo que visa atrair um número maior de empresas atuantes no setor de tecnologia da informação (TI), que possam acessar incentivos da Lei da Informática. Lançada em 2002, a legislação fomenta empresas que querem investir em pesquisa e desenvolvimento por meio de start-ups localizadas em incubadoras.

O Cietec é uma das instituições credenciadas pela Secretaria de Política de Informática (Sepin) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para apoiar empresas que desenvolvam projetos beneficiados pela lei. A expectativa é que cerca de 40 novas empresas sejam recebidas para a incubação ao final do processo.

Para iniciar a agenda de palestras de 2013 do projeto Fique por Dentro, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) traz à tona uma das questões mais antigas que a humanidade se faz: Estamos sozinhos no Universo?

Com o tema: A astrobiologia estudando a vida no Universo, de onde viemos e para onde vamos?, o doutor em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), Douglas Galante, falará, na tarça-feira (19), às 10h, sobre a vida na Terra e fora dela, a astrobiologia e seu papel na modernidade, e os indícios de vida extra terrestre em nosso universo.

O evento será realizado no auditório do LNCC e é aberto ao público em geral. As inscrições são gratuitas para todas as palestras e devem ser feitas pelo e-mail: eventos@lncc.br ou pelos telefones (24) 2233-6039 e (24) 2233-6101.

De 20 a 22 de março acontece, em Florianópolis, o 3º Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia. O evento, apoiado pelo CNPq, será pautado pelos seguintes subtemas: análise epistemológica da administração; sociologia da ciência da administração; racionalidade nas organizações; análise epistemológica de domínios específicos; análise epistemológica dos estudos em economia social e solidária. Bernard Paranque (Euromed Mangement - França); Hilton Japiassu (Brasil) e Romain Laufer (HEC-França) estão entre os conferencistas. Mais informações e inscrições podem ser obtidas em www.coloquioepistemologia.com.br

O MCTI prorrogou para o dia 2 de abril o prazo do processo de seleção de diretor para o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Podem se candidatar ao cargo quaisquer pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados que atendam aos requisitos listados no site do museu: http://www.mast.br/

Foi prorrogado até 10 de abril o comitê de seleção para a direção do Observatório Nacional (ON), outra unidade pesquisa do ministério, localizada no Rio de Janeiro. Saiba mais: http://www.on.br/

Esse sistema de escolha de dirigentes, por meio dos comitês, vem sendo praticado pelo MCTI para os cargos de direção de todas as unidades. A seleção, que dá origem a uma lista tríplice encaminhada ao titular da pasta federal, é realizada por comitês de especialistas. Eles buscam identificar, dentre os membros das comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 16/03/2013 ás 21h

Compartilhe

Confira a agenda científica de 18 a 24 de março