Confira a agenda científica de 13 a 19 de maio

Fonte Ascom do MCTI 10/05/2013 às 19h

Porto Alegre sediará, na segunda (13) e na terça-feira (14), o 6º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência. O evento acontece na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Com o tema "Clima, saúde e alimentos: desafios da ciência na América do Sul", os debates terão como foco o papel da ciência, tecnologia e inovação nas questões relacionadas ao clima e ao manejo sustentável dos biomas, às contribuições científicas e tecnológicas sobre a questão e sua relação com a perspectiva do desenvolvimento sustentável.

A programação contempla palestras com representantes de universidades, instituições de pesquisa e órgãos governamentais que atuam na área de ciência, inovação e tecnologia, clima, produção agrícola, saúde, educação, dentre outras.

O encontro é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em conjunto com a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) do Rio Grande do Sul, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O fórum mundial será realizado em novembro. Saiba mais.

TI Maior

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) prorrogou até segunda-feira (13) o prazo de entrega de propostas do edital TI Maior. A seleção pública envolve R$ 60 milhões e visa conceder recursos de subvenção econômica para que empresas desenvolvam produtos e processos inovadores que envolvam significativo risco tecnológico, associados à clara oportunidade de mercado, na área de tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Serão apoiados projetos nos seguintes temas: Computação em Nuvem; Petróleo, Gás e Mineração; Defesa Cibernética; Componentes, Dispositivos Semicondutores e Eletrônicos; e Aeroespacial.

O edital é parte do Plano Inova Empresa, lançado em março. Saiba mais.

Museus

Dentro da programação da Semana de Museus, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) realiza, de terça (14) a domingo (19), uma série de ações voltadas ao público em geral.

Estão previstas visitações guiadas, oficinas e atividades educacionais e culturais, como teatro, Planeta Inflável Digital, Observação do Sol e atividades pedagógicas.

Confira a programação do Mast, que fica no Rio de Janeiro.

Exposições

Ainda dentro da Semana de Museus, o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG/MCTI) abre na quinta-feira (16), às 19h, em Belém, a exposição Visões: A Arte Rupestre em Monte Alegre. A mostra resulta do trabalho de pesquisa desenvolvido por uma equipe de arqueólogos do museu.

Com obras em aquarelas, em meio audiovisual e em livros, a exposição estabelece pontes entre ciência e arte, promovendo maior diálogo entre ciência e sociedade. Durante o período de atividades, ações educativas sob a coordenação do museu, como o Programa Natureza, oficinas e visitas orientadas, estarão disponíveis às escolas.

Ainda como parte da programação acontece no sábado (18), às 17 horas, no auditório do Museu da Imagem e do Som, o Ciclo de Debates: Arte Rupestre de Monte Alegre – Difusão e Memória do Patrimônio Arqueológico.

Uniespaço

Começa na segunda (13) o período para apresentações de propostas ao Programa Uniespaço da Agência Espacial Brasileira (AEB). Ao todo, serão disponibilizados R$ 6 milhões para projetos submetidos por universidades e instituições congêneres com temas pré-estabelecidos no documento.

A iniciativa tem por objetivo formar, tornar operacional e aperfeiçoar uma base de núcleos capazes de realizar estudos, pesquisas e desenvolvimento de interesse do Programa Espacial Brasileiro.

As propostas podem ser submetidas até 5 de julho. Outras informações na página do programa.

Curso

Encerra-se na quarta (15) o período de inscrições para a 11ª edição do Curso de Segurança de Acervos Culturais, promovido pelo Mast. O objetivo é conscientizar profissionais para a gestão de segurança de acervos culturais com vistas à preservação do patrimônio, instruir sobre questões da conservação preventiva voltadas à segurança de bens culturais e incentivar estudos na área de preservação, conservação e segurança de bens culturais.

O curso vai de 20 a 24 de maio. Podem se inscrever conservadores, restauradores, engenheiros, arquitetos, museólogos, bibliotecários, arquivistas, dirigentes de instituições culturais e demais profissionais que estejam diretamente envolvidos com a preservação de acervos culturais.

Prêmio

Encerram-se na quinta as inscrições para a 33ª Edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. Em 2013, a categoria contemplada é Divulgação Científica e Tecnológica, que premiará o pesquisador ou escritor como divulgador da ciência, tecnologia e inovação para o grande público.

O agraciado vai proferir uma conferência durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O prêmio é concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Para saber mais, acesse o site do prêmio.

Semiárido

Termina no mesmo dia o prazo para se inscrever no curso de especialização lato sensu em Processos Históricos e Inovações Tecnológicas no Semiárido Brasileiro. O curso, lançado pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), será ofertado em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI).

O objetivo é capacitar técnicos e lideranças de comunidades e assentamentos rurais, para prepará-los para o uso de tecnologias sociais sustentáveis no Semiárido brasileiro.

Podem concorrer a uma vaga bolsistas do CNPq (ATP – A), assentados e/ou agregados do Plano Nacional da Reforma Agrária (PNRA), beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e técnicos que prestam serviços a assentamentos vinculados ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Saiba mais.

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 10/05/2013 ás 19h

Compartilhe

Confira a agenda científica de 13 a 19 de maio