Confira a agenda científica de 11 a 15 de março

Fonte Ascom do MCTI 11/03/2013 às 16h
 
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) realiza, de 13 a 15 de março, o curso online de meteorologia por satélite aplicada à agricultura. Promovido pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do instituto, o curso terá aulas a distância, de forma interativa e em tempo real, por meio da Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNP).

 

O objetivo é auxiliar os profissionais envolvidos com o setor agrícola a entender melhor os produtos derivados dos sensores remotos na aplicação da informação agrometeorológica para aumentar a eficiência da produção e contribuir para um ambiente sustentável. Durante o curso, serão fornecidas as ferramentas necessárias para a compreensão dos produtos de satélite e radar relacionados com a agricultura.

O curso será ministrado por pesquisadores do CPTEC/Inpe, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A programação e outras informações podem ser obtidas no site: http://cursos.cptec.inpe.br/meteorologia-agricultura-2013

O Instituto Internacional de Física (IIF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, entre 13 e 27 de março, em Natal, o workshop internacional Novos Horizontes na Teoria de Campos de Rede, o chamado New Horizons in Lattice Field Theory. Trata-se do primeiro evento desse tipo na América Latina.

Com apoio do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o workshop reúne cursos de curta duração sobre temas fundamentais, com tutoriais e seminários sobre aplicações atuais, fornecendo um quadro de aprendizagem ideal para jovens investigadores e doutorado alunos.

As palestras e os cursos serão ministrados por especialistas do Brasil e do exterior. Mais informações estão disponíveis em http://www.ifsc.usp.br/~lattice/lqcdschool-iip/

Nos dias 14 e 15 de março, o coordenador da divisão de Biocombustíveis do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), James Melo, participa do Seminário Regional sobre Potencialidades de Produção de Matéria Prima para o Biodiesel. O evento, promovido pela Petrobras Biocombustível, ocorre em Fortaleza e reunirá representantes do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Em sua palestra, o pesquisador falará sobre tecnologias e processos da cadeia produtiva do biodiesel no semiárido pernambucano e participará do debate sobre a criação de uma rede técnica para o fortalecimento da diversificação da cadeia produtiva para produção do biodiesel.

Termina na sexta-feira (15), o prazo de inscrição para os interessados em se candidatar às cinco vagas de pesquisador visitante, em qualquer área da Matemática, para o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCTI). A oportunidade é para o período de dois anos, com possível renovação por mais um ano.

Podem candidatar-se pesquisadores que, nos últimos cinco anos, tenham tido pelo menos um ano de vínculo com alguma instituição de pesquisa num país ibero-americano, ou seja, na América Latina (exceto Brasil), Portugal ou Espanha.

O resultado será anunciado entre os meses de maio e julho e os escolhidos devem começar as atividades entre 1º de agosto e 31 de dezembro. Dúvidas e informações pelo email ib-am@impa.br

Sexta-feira (15) é também o último dia de inscrições para a quarta edição do curso de Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros com foco no Manejo Participativo de Pirarucu, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. O curso vai acontecer de 15 a 25 de abril, em Tefé AM).

A iniciativa é voltada para profissionais que atuem direta ou indiretamente na implementação de sistemas de manejo de pesca, em áreas protegidas da Amazônia. O objetivo é formar multiplicadores para o manejo participativo do pirarucu.

Os interessados devem enviar mensagem para o email pesca@mamiraua.org.br,

Para saber mais sobre o Programa de Manejo de Pesca do Instituto Mamirauá, acesse o endereço: www.mamiraua.org.br/manejodepesca.

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 11/03/2013 ás 16h

Compartilhe

Confira a agenda científica de 11 a 15 de março