Confira a agenda científica de 10 a 15 de agosto

Fonte Ascom do MCTI 10/08/2014 às 13h
Encerram-se no domingo (10) as inscrições para o Curso Geral de Propriedade Intelectual à Distância (DL 101P BR), oferecido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em parceria com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi).

O curso é online, gratuito, possui carga horária de 75 horas e apresenta uma visão geral sobre diversos temas relativos à propriedade intelectual, com enfoque na legislação brasileira, como: direitos autorais, patentes, marcas, indicações geográficas, desenhos industriais, proteção de novas variedades vegetais/cultivares, concorrência desleal, informação tecnológica, contratos de tecnologia e tratados internacionais.

Para mais informações acesse este endereço.

Biodiversidade

Na segunda-feira (11), o pesquisador Hans Ter Steege ministra a palestra "Oportunidades e ameaças à biodiversidade de árvores na Amazônia", no campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém.

Steege é pesquisador sênior do Naturalis Biodiversity Center e lidera a Amazon Tree Diversity Network (ATDN). O palestrante é especialista no estudo de diversidade florestas tropicais, dos mecanismos que geram e regulam essa diversidade e dos modelos de gestão dos recursos naturais.

Em 2013, Steege liderou o estudo em coautoria com pesquisadores do Museu Goeldi e outras instituições sobre a hiperdominância de poucas espécies de árvores na Amazônia. O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Botânica Tropical, convênio entre Museu Goeldi e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Não é necessária inscrição e a participação é aberta a todos os interessados.

Combustíveis renováveis

Na terça-feira (12), a Finep/MCTI promove o seminário de lançamento do anuário World Directory of Advanced Renewable Fuels and Chemicals, no Rio de Janeiro. A publicação é o resultado de três anos de pesquisa para compreender o potencial das alternativas de produção de biocombustíveis e de bioquímicos avançados de origem renovável.

O seminário contará, ainda, com dois painéis de discussões sobre o tema: um com representantes de empresas do setor e outro com a participação de instituições de fomento e de pesquisa que apoiaram a publicação. O evento é aberto ao público e é preciso se inscrever.

Saiba mais.

Prêmio Jovem Cientista

A partir de segunda, jovens pesquisadores de todo o país poderão se inscrever para a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista. A iniciativa deste ano busca inovações no setor de alimentos. Entre as áreas do conhecimento envolvidas no tema estão nutrição, engenharia de alimentos, medicina, agronomia, ciência de alimentos, farmácia e bioquímica.

Nesta edição, estudantes do ensino superior, mestres e doutores poderão inscrever trabalhos. Criada em 1981, a premiação tem o objetivo de incentivar a pesquisa no país e reconhecer jovens talentos nas ciências.

Estudantes do ensino médio e do ensino superior, mestres e doutores interessados em participar encontram todas as informações sobre a premiação no site www.jovemcientista.cnpq.br. As inscrições vão até o dia 19 de dezembro.

Engenharia espacial

De terça (12) a quarta-feira (14), acontece no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP), o 5º Workshop em Engenharia e Tecnologia Espaciais (Wete).

Promovido pelos alunos da pós-graduação em engenharia e tecnologia espaciais do Inpe, o workshop pretende estimular um ambiente criativo, inovador, desafiador e de produção científica.

A edição de 2014 conta com 36 trabalhos distribuídos em oito sessões técnicas. Também haverá uma sessão especial com palestras sobre missões espaciais.

Confira a programação do evento.

Competências internas

Entre terça e sexta, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) realizará o Segundo Workshop de Competências Internas (2º WCI).

Nesta segunda edição, o WCI aborda o tema da sustentabilidade, que permeará todas as apresentações. Desta vez o evento se abre também ao público externo, incluindo parceiros de empresas e de instituições de pesquisa e desenvolvimento.

O 2º WCI terá como linha central as apresentações de palestrantes externos reconhecidos em temas como economia de baixo carbono, produtos e processos sustentáveis. Acesse a programação.

Patrimônio

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) participa da Semana Fluminense do Patrimônio como um dos organizadores desta quarta edição, que acontece de terça-feira (12) ao dia 24 de agosto em Paraty (RJ). A semana busca promover a valorização do patrimônio natural e cultural do estado e ampliar o conhecimento da população sobre seu patrimônio em suas mais diversas expressões.

O Mast oferece uma programação diversificada. Os interessados pela área de preservação de acervos terão a oportunidade de participar da oficina Diagnóstico de Documentos Bibliográficos, na quarta (13), que tem como proposta apresentar a estrutura do livro, identificar danos em encadernações e ensinar a preencher fichas de diagnóstico.

Já na oficina A História do Papel, que acontecerá na quinta e na sexta, abordará os recursos empregados para escrita antes da invenção do papel, além de propiciar um conhecimento teórico e prático na fabricação de papel artesanal.

Veja a programação da 4ª Semana Fluminense do Patrimônio.

Política da informação

Sexta-feira (15) é o último dia para a submissão de trabalhos para o 5º Encontro Nacional da Ulepicc Brasil (Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura), evento que será realizado no período de 26 a 28 de novembro, no Rio de Janeiro.

O encontro, promovido em parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) e a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem como tema "Comunicação, cultura, informação e democracia: tensões e contradições".

Professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação podem enviar artigos científicos para o grupo de trabalho (GT) do seu interesse. Acesse as orientações aqui ou aqui.

Conservação preventiva

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) seleciona especialista em Conservação Preventiva, com titulação de Mestre ou Doutor para atuar nas coleções Etnográfica e Arqueológica, vinculadas à Coordenação de Ciências Humanas, no Campus de Pesquisa, em Belém.

Para participar, o candidato deve ter experiência em acondicionamento, organização e climatização de acervos em áreas de reserva técnica na região amazônica. Os interessados devem enviar uma carta de intenções e o currículo Lattes, até sexta-feira (15), para o e-mail arqueologia@museu-goeldi.br com cópia para daniellejose@museu-goeldi.br.

Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria da Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi pelo telefone (91) 3217-6044.

Matemática

A 17ª edição do Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM) acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, do dia 26 ao 28. Voltado para alunos de graduação da área, o evento visa colocá-los em contato com outros acadêmicos e profissionais, discutindo temas como pós-graduação, pesquisa e mercado de trabalho.

Os interessados em participar podem efetuar a inscrição com desconto até sexta, pelo formulário disponível no site do evento.
Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 10/08/2014 ás 13h

Compartilhe

Confira a agenda científica de 10 a 15 de agosto