Confederações discutem proposta de mestrado profissional no esporte

Fonte Ascom – Ministério do Esporte 12/03/2013 às 20h

Confederações discutem proposta de mestrado profissional no esporte

Levar o esporte para dentro da universidade. A proposta de implantar um curso de mestrado profissional na área esportiva, para formar treinadores e equipes multidisciplinares, foi debatida na reunião realizada na tarde desta terça-feira (12.03), no Ministério do Esporte. A discussão teve a participação de membros da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e das confederações brasileiras de atletismo, basquete, handebol, desporto aquático e vôlei, para formatar o curso que contará com apoio dos Ministérios do Esporte e da Educação.

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, ressalta que a proposta é voltada à prática, para auxiliar os técnicos no dia a dia. “Estamos em uma discussão com a UFPR para consolidar uma proposta de uma universidade federal dirigida ao esporte. O primeiro passo que será tomado é a criação do mestrado profissionalizante na área. Nós temos muitas pesquisas acadêmicas de esporte, mas a maioria está dissociada da prática.”

Neste momento foi apresentada a proposta de um modelo básico, com formação científica em algumas modalidades. A partir do projeto, os alunos migrarão para o processo de formação específica, dentro de cada modalidade esportiva. No conteúdo, os profissionais poderão se especializar em preparação física; preparação técnico-tática; esporte paraolímpico; e gestão no esporte.

O professor da UFPR Fernando Mezzadri ressalta que o projeto parte de uma proposta abrangente para um proposta específica, atendendo às demandas das confederações. “A ideia é quebrar o paradigma. Deixar a academia muito mais próxima da experiência adquirida pelos nossos profissionais, fazendo com que eles trabalhem melhor, de maneira mais segura, com todo aparato e confiança. A formação faz parte de um processo de aprimoramento e a construção de conhecimento para as novas gerações”, diz.

Também participaram da reunião o professor da UFPR André Rodarcki, Ricardo Oliveira, da Confederação Brasileira de Basketball, Antônio Carlos Gomes, da Confederação Brasileira de Atletismo, Guilherme Raso, da Confederação Brasileira de Handebol, Ricardo Mathias, da Confederação Brasileira de Vôlei, Ricardo Moura, da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e o Ricardo Avellar, diretor de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.


Ascom – Ministério do Esporte
Fonte Ascom – Ministério do Esporte 12/03/2013 ás 20h

Compartilhe

Confederações discutem proposta de mestrado profissional no esporte