Concurso vai escolher mascote de reserva no Paraná

Fonte Comunicação ICMBio 11/05/2013 às 20h

Brasília  – O concurso de desenho para a escolha do mascote da Reserva Biológica (Rebio) Perobas, no Paraná, está bombando entre alunos de escolas públicas do ensino fundamental de Cianorte, Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste, municípios abrangidos pela reserva. Em pouco mais de uma semana, as escolas já receberam dezenas de inscrições.

Paralelamente a isso, cresce a participação das pessoas na enquete on line sobre o mascote preferido entre as 14 espécies candidatas. Esse processo de votação via internet não é decisivo, mas vai contribuir para a escolha. Os interessados podem votar no seu animal preferido, acessando o face book da Rebio, o blog do conselho consultivo da reserva e o blog Boiadeira.

As espécies candidatas são gavião-pato, urubu-rei, surucuá, pica-pau-rei, coruja-do-mato, anta, jaguarundi, onça-parda, gato-maracajá, bugio-ruivo, queixada, veado-mateiro, morcego-ruivo e tamanduá-mirim. Essa lista vale tanto para o concurso de desenho como para a votação pela internet.

Edital

De acordo com o edital, as inscrições para o concurso de desenho seguem até 7 de junho e são exclusivas para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das cerca de 15 escolas públicas da região. Os desenhos devem ser entregues à direção das escolas que, por sua vez, escolherão, cada uma, três trabalhos a serem encaminhados ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cianorte até 28 de junho.

Um júri composto por sete membros, entre representantes do NRE, Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), secretarias municipais de Educação e conselho consultivo da reserva, fará a seleção final, escolhendo o primeiro, segundo e terceiro colocados, cujos nomes serão anunciados no dia 8 de agosto.

O autor do desenho vencedor receberá, como prêmio, certificado de participação, visita à Reserva Biológica Perobas e uma viagem de um dia ao Parque Nacional do Iguaçu, com translado de ida e volta, acompanhado por servidor da Rebio e um responsável, com datas a serem definidas entre os meses finais do ano de 2013 e iniciais de 2014. O segundo e terceiro colocados também receberão certificado de participação.

O concurso tem o objetivo de envolver toda a comunidade da região na escolha do mascote da Reserva Biológica das Perobas. “É uma forma de divulgarmos a fauna protegida pela reserva e, ao mesmo tempo, aproximar as pessoas da gestão da unidade”, disse o analista ambiental Guilherme Cândido.

Saiba mais

A Reserva Biológica das Perobas conserva as nascentes de dois afluentes do rio Ivaí. Protege ainda uma das últimas parcelas de Mata Atlântica do noroeste do Paraná. A mata está cercada pela agricultura e por erosões, constituindo o único refúgio para os animais de todos os portes que fogem da desflorestação e da caça, entre eles, a onça parda, a anta e o tamanduá-mirim, além de aves raras como o gavião-pato, araçaris e tucanos. Espécies arbóreas nativas sob ameaça, como o xaxim, a araucária, a canela e a peroba, também podem ser encontradas no interior da reserva.

Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 11/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Concurso vai escolher mascote de reserva no Paraná