Concurso de Redação homenageia Cora Coralina

Fonte Assessoria de Comunicação do IPHAN-GO 10/08/2014 às 12h
A partir do próximo dia 13 de agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (IPHAN-GO), realiza parceria com a Prefeitura da cidade de Goiás, o III Seminário de Educação Patrimonial e o VIII Concurso de Redação da Cidade de Goiás. Com o tema Cora Coralina: patrimônio cultural e poético da Cidade de Goiás, as ações pretendem discutir a memória e a diversidade dos bens culturais do município, por meio da análise da vida e obra da poetisa goiana.

Em suas edições anteriores, o seminário e o concurso eram realizados separadamente, mas neste ano, foram formatados como ações complementares. A intenção é englobar o espaço escolar como um todo, avaliando-o como o local ideal para o ensino e o debate das práticas de valorização do patrimônio, já que a escola permite a construção de um ensino contínuo, sistemático e multidisciplinar sobre o tema.

A escolha do tema integra as festividades dos 125 anos de Cora Coralina, que cantou a identidade e a cultura goianas por meio de sua literatura. Dessa forma, pretende-se celebrar e comemorar a importância de sua obra, a fim de permitir às novas gerações a vivência do patrimônio cultural carregado pelos contos e poemas da autora.

As atividades previstas pelo Seminário de Educação Patrimonial, que envolvem oficinas e conferências, pretendem oferecer elementos motivacionais para os professores estimularem seus alunos a criarem seus próprios textos para o Concurso de Redação. O Seminário terá a duração de apenas três dias, mas ao longo do segundo semestre serão realizadas outras oficinas de literatura e redação com os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas do Município de Goiás. Essa continuidade do trabalho irá estimular nos jovens a produção do conhecimento e o prazer de ler a obra de Cora Coralina, despertando a reflexão sobre a importância de se conhecer, apropriar e preservar o patrimônio cultural.

Veja aqui o convite

Serviço:
III Seminário de Educação Patrimonial e o VIII Concurso de Redação da Cidade de Goiás
Data: 13 a 15 de agosto de 2014


Assessoria de Comunicação do IPHAN-GO
Fonte Assessoria de Comunicação do IPHAN-GO 10/08/2014 ás 12h

Compartilhe

Concurso de Redação homenageia Cora Coralina