Conclave pode ter duração curta e consenso, indica Vaticano

Fonte EBC/Agência Brasil 09/03/2013 às 14h

Vaticano - O conclave, que começa na terça-feira (12), pode ter resultado rápido e com consenso. Porém, é impossível arriscar quanto tempo levará. Mas a indicação sobre o curto prazo de duração foi dada hoje (9) pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Ao detalhar os assuntos da oitava reunião antes do conclave, Lombardi admitiu que há um esforço entre os 115 cardeais, com direito a voto, em buscar um nome comum.

“[A expectativa é a] rápida convergência de alguns candidatos”, disse o porta-voz, sem sinalizar quem são os candidatos com mais chances de consenso. Nas ruas, italianos e fiéis de várias nacionalidades fazem apostas. Assunto que é repetido pelas emissoras italianas de televisão em programas de debates e telejornais.

Os ambulantes que vendem objetos religiosos dentro da área do Vaticano e próximos à Basílica de São Pedro preferem apostar em nomes consagrados. Nas banquinhas dos ambulantes é possível comprar terços, rosários e estatuetas com as imagens do papa João Paulo II (que morreu em 2005) e do emérito Bento XVI.

“Os brasileiros gostam muito de comprar esses rosários aqui [mostra ele], que são bonitos e cheirosos. Tem o rosto do papa beato João Paulo II”, disse Marco Giorgi, vendedor ambulante, nos arredores da basílica, ao tentar convencer a equipe da EBC a comprar seus produtos.

A eleição do papa emérito Bento XVI, em 19 de abril de 2005, ocorreu na primeira votação, lembrou o porta-voz. Lombardi disse ainda que logo após a votação e o “sim” do cardeal Josef Ratzinger à sua escolha, foi vista a fumaça branca em sinal do fim do conclave e da eleição do papa.

De acordo com o Vaticano, podem ocorrer até 34 votações em um total de 11 dias. Caso não seja obtido o consenso de dois terços dos votos em favor de um nome, é estabelecido um prazo para orações e reflexões, e aberta uma votaçãpo entre os dois que conseguiram mais votos.

EBC/Agência Brasil
Fonte EBC/Agência Brasil 09/03/2013 ás 14h

Compartilhe

Conclave pode ter duração curta e consenso, indica Vaticano