Comportamento dos microrganismos nos alimentos

Fonte Agência FAPESP 13/04/2013 às 8h

 O estudo sobre o impacto dos microrganismos na segurança e qualidade dos alimentos estará no centro das discussões da primeira Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) sobre Avanços em Modelagem Preditiva e Avaliação Quantitativa de Riscos Microbiológicos em Alimentos, que ocorrerá na capital paulista entre 28 de outubro e 6 de novembro.

“Na última década, as ferramentas de modelagem preditiva e avaliação de risco microbiológico causaram um grande impacto na pesquisa em microbiologia, processamento, controle e legislação de alimentos, mas ainda permanecem muitos desafios, principalmente em relação aos conceitos básicos, aplicações e benefícios dos modelos preditivos”, destacam os organizadores.

O evento ocorrerá no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) – modalidade de apoio da FAPESP –, sob a coordenação de Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP). O local será o Auditório Professor Francisco Romeu Landi, na Escola Politécnica.

Segundo Gombossy, o programa da escola foi planejado para cobrir os aspectos teóricos e práticos dos temas que serão apresentados por 23 pesquisadores renomados de diversos países. As palestras e os trabalhos apresentados serão publicados em uma edição especial do Brazilian Journal of Microbiology. Haverá também uma seção de pôsteres e apresentações orais das pesquisas dos participantes.

Entre os palestrantes estrangeiros estão Jozsef Baranyi, do Institute of Food Research, de Norwich (Reino Unido), Stanley Brul, da University of Amsterdam (Holanda), e Paw Dalgaard, da Danish Technical University (Dinamarca). Todas as apresentações serão feitas em inglês, sem tradução simultânea.

Haverá duas categorias de participantes: os patrocinados e os não patrocinados. Para o primeiro caso, serão selecionados até 50 estudantes de mestrado ou doutorado ou jovens pós-doutores, que receberão apoio inclusive para despesas de viagem. As inscrições para receber o auxílio serão avaliadas pelo comitê científico. Ao menos um resumo deve ser apresentado para se inscrever nessa categoria. O prazo para essa inscrição é 31 de maio.

As vagas também são limitadas a 50 para as inscrições não patrocinadas. A taxa de inscrição é de R$ 500 para mestrandos, doutorandos e jovens pós-doutores e de R$ 1,8 mil para profissionais.

Mais informações e inscrições: www.fcf.usp.br/espca2013.

Agência FAPESP
Fonte Agência FAPESP 13/04/2013 ás 8h

Compartilhe

Comportamento dos microrganismos nos alimentos