Competições na Europa e Clínica Júnior preparam Brasil para Mundiais

Fonte CBDA 08/05/2013 às 10h

Rio de Janeiro/RJ – A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA está na reta final de preparação para os dois grandes eventos do ano da Federação Internacional de Natação – FINA: O Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona, de 24 de julho a 4 de agosto para as provas de natação, e o Mundial Júnior de Dubai, de 26 a 31 de agosto. Uma Clínica com todos os atletas juniores e três competições na Europa serão as principais ações.

As seleções brasileiras serão definidas após o Campeonato Brasileiro Júnior e Sênior, de 14 a 18 de maio, no clube Curitibano, mas os caminhos que os atletas percorrerão antes de chegar ao principal evento já estão sendo traçados.

Pela primeira vez homens irão para um lado e mulheres para o outro nas competições preparatórias. O giro europeu começará com a natação feminina participando da etapa de Barcelona do Circuito Mare Nostrum, dias 11 e 12/06. O masculino enfrenta alguns dos melhores do mundo no Troffeo Sette Colli, em Roma, de 13 a 15/06 enquanto as moças voltam a cair na água na etapa do Mare Nostrum realizada na cidade francesa de Cannet, dias 15 e 16/06.

- Estas competições são muito importantes para medir a temperatura, ou seja, avaliar o treinamento e ajustar detalhes antes do principal evento. Estamos tentando ainda organizar um trainning camp (treinamento em conjunto) seis dias antes de partir para estas competições intermediárias – disse Ricardo de Moura.

No dia seguinte à competição em Curitiba, no domingo 19 de maio, todos os atletas que obtiveram índices (respeitando o limite de dois por prova), seus técnicos e a equipe da CBDA, se reúnem em uma Clínica para orientações administrativas, técnicas e médicas. Os nadadores passarão o domingo com os profissionais e os técnicos seguem até a terça-feira, 21/05.

O time que estará com o grupo de juniores é formado pelo supervisor técnico de natação da CBDA, Ricardo de Moura, o coordenador do departamento de natação, Rômulo Noronha; o técnico responsável pela natação masculina, Alberto Silva, o responsável pela natação feminina, Fernando Vanzella, o biomecânico Paulo Cesar Marinho, além dos médicos Marcus Bernhoeft e Gustavo Maglioca.

As fases de aclimatação e outras iniciativas ainda estão em fase de definição pelo departamento técnico de natação.

As equipes brasileiras participarão das fases preparatórias e dos Campeonatos Mundiais da Federação Internacional de Natação – FINA com recursos dos Correios – patrocinador oficial dos esportes aquáticos – ainda Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal, Ministério do Esporte, Speedo e Sadia.

CBDA
Fonte CBDA 08/05/2013 ás 10h

Compartilhe

Competições na Europa e Clínica Júnior preparam Brasil para Mundiais