Companhia de Dança Deborah Colker celebra 20 anos com remontagem de 'Velox' e 'Nó'

Fonte Agência Petrobras 08/05/2013 às 18h

Companhia de Dança Deborah Colker celebra 20 anos com remontagem de 'Velox' e 'Nó'

Consagrada no Brasil e no mundo, a companhia de dança Deborah Colker celebra 20 anos em 2013. Para marcar a data, o grupo remonta, pela primeira vez na íntegra, o espetáculo “Velox”, que cativou o público com cenas como a da parede escalada por bailarinos-alpinistas. As apresentações serão realizadas entre 10 e 12 de maio no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, mesmo palco em que o balé estreou, em 1995. A Petrobras é a patrocinadora exclusiva da companhia há 18 anos.

A história do grupo começou em 1993, quando a carioca Deborah Colker decidiu criar sua própria companhia durante aulas de dança no clube Casa do Minho, no Rio de Janeiro. A estreia seria no ano seguinte. A companhia abriu com o balé “Vulcão” o espetáculo do consagrado grupo norte-americano Momix, no Theatro Municipal. Em 1995, Deborah lançou “Velox”, que lotou o Teatro Carlos Gomes por semanas. Naquele mesmo ano a Petrobras passou a patrocinar a companhia com exclusividade, iniciando uma parceria que continua até hoje e que virou modelo para outras empresas e companhias de teatro e de dança.

“Uma das diretrizes da Petrobras é fomentar a cultura nacional e a formação de novas plateias. A Companhia de Dança Deborah Colker leva sua arte a todo o Brasil e conquista o público em todo o mundo. Com muita competência, o grupo hoje completa 20 anos de sucesso e nos orgulhamos muito de fazer parte dessa história”, diz Sérgio Bandeira de Mello, gerente de patrocínios da Petrobras.

A turnê comemorativa passará ainda por quatro cidades da América do Sul e também contará com “Nó” (2005) e “Tatyana” (2011). “Nó” foi o primeiro espetáculo da companhia a estrear no exterior, em Wolfsburg, na Alemanha. Estão previstas apresentações em cinco cidades brasileiras até outubro: Uberlândia, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Rio. “Tatyana”, que passará pelas mesmas cidades, é a montagem mais recente. Inspirada no clássico Evgêni Oniéquin, publicado em 1832 pelo russo Aleksandr Punckin, conta uma história de amor e desencontro entre dois personagens – o do romance e o do balé.

Para completar o ano de celebrações, ainda serão lançados dois livros. Um do ensaísta Francisco Bosco, que será amplamente ilustrado e tem previsão de lançamento para outubro, e o outro, ainda sem data para sair, que reunirá impressões da própria Deborah Colker colhidas durante os 20 anos de história da companhia.

 

Petrobras Cultural

 

O Programa Petrobras Cultural aborda a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações e segmentos. O incentivo à cultura tem como objetivo estimular a produção, formar novas plateias e privilegiar espaços de fomento e circulação da produção cultural nacional. Além da Companhia de Dança Deborah Colker, a Petrobras patrocina diversas companhias na área de artes cênicas, entre elas grandes nomes como Grupo Corpo, Antônio Nóbrega, Grupo Galpão, Teatro Oficina e Armazém Cia. de Teatro.

Agência Petrobras
Fonte Agência Petrobras 08/05/2013 ás 18h

Compartilhe

Companhia de Dança Deborah Colker celebra 20 anos com remontagem de 'Velox' e 'Nó'