Como incorporar o TI Sustentável em pequenas e médias empresas

Fonte Lucky Assessoria 30/03/2013 às 18h

Profissionais de TI ou áreas relacionadas à administração, gestão e economia se viram obrigados nos últimos anos a investir em um segmento muito importante para o desenvolvimento e credibilidade de qualquer empresa: a sustentabilidade. Interligadas e diretamente responsáveis pelo funcionamento uma da outra, essas áreas passaram por profundas mudanças para se adequarem ao novo estilo de fazer negócios e impulsionaram uma nova demanda denominada TI Verde.

A tecnologia está presente em todas as áreas de uma organização, por este motivo foi necessário criar e produzir ferramentas “ecológicas” para esses departamentos. Soluções sustentáveis agregam, além de grandes medidas que interferem diretamente em nosso ecossistema, benefícios para a empresa que as utiliza, como a economia de energia elétrica e a redução de papéis manuseados diariamente.

“Empresas de todos os tamanhos podem integrar a sustentabilidade em seu funcionamento ao mesmo tempo em que estão focadas nos lucros do negócio”. É o que afirma André Luiz Hernandes, sócio-diretor da Guasti Tecnologia, empresa especializada em soluções banking.

Para ter ideias de simples atitudes que pequenas e médias empresas podem incorporar em seu funcionamento, Hernandes lista a emissão e armazenamento de comprovantes de pagamentos referentes a serviços contratados ou produtos adquiridos. “Pense no custo de pessoal para executar este serviço e o desperdício de papel para arquivar todas essas informações. Uma solução sustentável neste caso seria trocar este processo por uma solução eletrônica capaz de armazenar uma enorme quantidade de dados, e não uma caixa de papelão”.

Com dados armazenados em arquivo eletrônico a pessoa responsável pela emissão dos documentos ganha tempo, espaço e praticidade utilizando um software capaz de realizar este trabalho. Além disso, este tipo de solução disponível no mercado também é capaz de emitir documentos autenticados de tributos, transferências (DOC e TED), demissionais e boletos, como se tivessem sido emitidos pelo internet banking.

Incorporando soluções sustentáveis o ganho do trabalho interno só agrega com os benefícios do TI Verde. “Não é difícil incorporar a sustentabilidade em sua empresa. Comece a pensar que suas soluções devem ser práticas, ágeis, e econômicas”, finaliza Hernandes.

Quer saber mais? Acesse: www.guasti.com.br

Lucky Assessoria
Fonte Lucky Assessoria 30/03/2013 ás 18h

Compartilhe

Como incorporar o TI Sustentável em pequenas e médias empresas