Comitiva que apura situação de torcedores na Bolívia retorna hoje

Fonte Agência Câmara Notícias 05/04/2013 às 16h

 

Os parlamentares estiveram nesta quinta-feira (4) com ministros bolivianos e na sexta-feira (5) vão à Oruro, onde os brasileiros estão presos

Os setes deputados da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional que viajaram à Bolívia nesta semana para tratar da situação dos torcedores brasileiros presos naquele país retornam nesta sexta-feira ao Brasil. Os parlamentares reuniram-se nesta quinta-feira (4) com ministros bolivianos e na sexta-feira (5) vão à cidade de Oruro, onde os brasileiros estão presos desde o dia 20 de fevereiro.

Eles são suspeitos de ter responsabilidade na morte do adolescente boliviano Kevin Beltrán Espada durante a partida entre o Corinthians e o San Jose, pela Copa Libertadores da América. O garoto de 14 anos foi morto pelo disparo de um sinalizador, que teria partido da torcida brasileira que assistia ao jogo.

A visita dos parlamentares foi aprovada na reunião da comissão realizada no dia 13 de março, com base em requerimentos de autoria dos deputados Walter Feldman (PSDB-SP), Carlos Zarattini (PT-SP) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC). Os dois últimos integram a comitiva que está na Bolívia, formada ainda pelos deputados Nelson Pellegrino (PT-BA), presidente da Comissão de Relações Exteriores, Geraldo Thadeu (PSD-MG), Vitor Paulo (PRB-RJ), Vicente Cândido (PT-SP) e Jefferson Campos (PSD-SP).

Os parlamentares brasileiros pretendem ainda discutir uma saída para o impasse criado pelo asilo político concedido ao senador boliviano Róger Pinto, que há nove meses vive numa sala da sede da embaixada brasileira em La Paz. O governo da Bolívia não aceita emitir um salvo-conduto para o parlamentar deixar o país.

Direitos humanos
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), suspendeu a viagem que faria à Bolívia na próxima terça (9). A viagem foi aprovada pelo colegiado na reunião de terça-feira (3). A comissão informou que o deputado vai conversar antes com os integrantes da comitiva da Comissão de Relações Exteriores para avaliar a necessidade da viagem.

Agência Câmara Notícias
Fonte Agência Câmara Notícias 05/04/2013 ás 16h

Compartilhe

Comitiva que apura situação de torcedores na Bolívia retorna hoje