Comissões da Câmara elegem dirigentes para o próximo biênio

Fonte Agência Brasil 06/03/2013 às 16h

 

Brasília – O deputado Décio Lima (PT-SC) foi eleito hoje (6) presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, cargo que ocupará nos próximos dois anos. A CCJ é considerada a mais importante comissão da Casa. Por ela são analisados os aspectos constitucionais, legais jurídicos e regimentais das propostas em tramitação na Câmara.

Ao todo, a Câmara tem 21 comissões temáticas, criadas principalmente para discutir e votar projetos de lei que serão posteriormente apreciados pelo plenário da Casa. Além da CCJ, oito comissões elegeram hoje suas mesas diretoras para o próximo biênio.

Eleito presidente da Comissão de Educação, Gabriel Chalita (PMDB-SP) recebeu apoio do líder do partido, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), logo após tomar posse como presidente. Chalita teve o nome envolvido recentemente em denúncias de improbidade administrativa, desvio de dinheiro público e enriquecimento ilícito.

“Indicamos Vossa Excelência por suas qualidades e capacidade. Sabemos que vai defender a honra do partido, como sempre fez na sua vida pública. Neste momento em que vozes políticas tentam atingi-lo, o PMDB quer reafirmar a confiança em vossa excelência”, disse Eduardo Cunha ao deputado.

Chalita rebateu as acusações e disse que responderá a todas. “Terei toda tranquilidade para acompanhar isso no Ministério Público e onde quer que seja. Vou abrir todas as minhas contas. Infelizmente, grupos políticos agem com essa prática. É muito ruim, fiquei muito impactado, mas muito feliz quando saí às ruas e vi o carinho. Quem me conhece sabe que não tenho o perfil de pessoa que joga dinheiro pra cima”, disse ele.

Ex-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre as contas de luz, o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) foi agora escolhido para comandar a Comissão de Minas e Energia.

Roberto Santiago (PSD-SP) vai presidir a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Para a Comissão de Viação e Transporte foi eleito o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O deputado João Magalhães (PMDB-MG) vai comandar a Comissão de Finanças e Tributação nos próximos dois anos e Ângelo Agnolin (PDT-TO) presidirá a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio por igual período.

Para presidir a Comissão de Meio Ambiente, foi escolhido o deputado Penna (PV-SP) e para a de Ciência e Tecnologia, Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG).

A escolha do comando das comissões temáticas da Casa é feita de acordo com o tamanho das bancadas na Câmara. O PT e o PMDB, que são duas maiores legendas, vão comandar o maior número de comissões: três ao todo.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 06/03/2013 ás 16h

Compartilhe

Comissões da Câmara elegem dirigentes para o próximo biênio