Comissão vota na terça relatório de MP que trata da implementa do acordo de Basileia 3

Fonte Agência Senado* 26/05/2013 às 21h

 

A comissão mista destinada a apreciar e emitir parecer sobre a MP 608/2013, que implementa as regras do acordo de Basileia 3 no sistema financeiro nacional, votará, nesta terça-feira (28), o relatório do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

O objetivo da MP é melhorar a capacidade das instituições financeiras de evitar crises como a de 2008, nascida de problemas no mercado de crédito imobiliário americano. As regras buscam garantir que os bancos sejam mais seguros para seus clientes, tanto pessoas físicas quanto empresas, e tenham recursos próprios suficientes para enfrentar situações críticas.

Basileia 3 traz um conjunto de propostas para reformular a regulamentação bancária, lançadas em 2010 como parte de iniciativas do Fórum de Estabilidade Financeira (Financial Stability Board, FSB, em inglês), formado pelos integrantes do G-20. As regras ficaram conhecidas como Basileia por causa da cidade suíça onde está o Banco de Compensações Internacionais (BIS), formado por representantes de bancos centrais de diferentes países.

A reunião está marcada para as 14h30 na sala 2, da ala Nilo Coelho.

*Com informações da Agência Câmara

Agência Senado*
Fonte Agência Senado* 26/05/2013 ás 21h

Compartilhe

Comissão vota na terça relatório de MP que trata da implementa do acordo de Basileia 3