Comissão Europeia pode eliminar moedas de um e dois centavos de euro

Fonte Ansa flash 15/05/2013 às 20h

Ainda não foi escolhida uma data para tomar a decisão definitiva, já que os 17 países da zona do euro não expressaram uma posição unânime sobre o projeto

BRUXELAS, 21 MAI (ANSA) - A Comissão Europeia está estudando a possibilidade de eliminar as moedas de um e dois centavos de euro, cujo valor é inferior ao custo necessário para cunhá-las.

Nas últimas semanas, o Comissário Europeu para os Assuntos Econômicos, Olli Rehn, teria consultado um grupo de banqueiros e economistas, para elaborar quatro diferentes opções de ação.

A primeira seria ignorar o problema para evitar incertezas em um momento financeiro muito delicado. A segunda opção seria modificar a composição da liga metálica das moedas, deixando-as mais econômicas e racionalizando a produção. A terceira, entretanto, preveria o retiro imediato de todas as moedas circulantes declarando o fim do valor legal. A última opção seria bloquear a produção mantendo a circulação das moedas até que elas acabem por sair de circulação.

Ainda não foi definida uma data para tomar a decisão definitiva, já que os 17 países da zona do euro não expressaram uma posição unânime sobre o projeto.

A produção de um e dois centavos, que teve início há 11 anos, já colocou cerca de 46 bilhões de moedas nas ruas, provocando um prejuízo de 1,4 bilhão de euros para os cofres da União Europeia (UE).

Ansa flash
Fonte Ansa flash 15/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Comissão Europeia pode eliminar moedas de um e dois centavos de euro