Comissão de avaliação do COI confirma que o Rio está pronto para 2016

Fonte Textual Serviços de Comunicação 19/11/2009 às 0h
O Comitê Rio 2016 recebeu o relatório da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) e ficou clara a aprovação do da visão e do projeto do Rio para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. O relatório, uma análise técnica dos 17 temas detalhados nos dossiês de candidatura de cada cidade, confirma que o Rio de Janeiro está pronto para sediar os Jogos em 2016.

"Estamos muito felizes, porque o relatório confirmou a aprovação do COI ao nosso projeto e nossa visão para os Jogos, e que o Rio é considerado pronto para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos pela primeira vez na América do Sul. A visita da comissão de avaliação ao Rio foi um grande sucesso e isso foi destacado na descrição da nossa documentação e apresentações, definidas como de "qualidade muito alta"", disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

"O relatório destaca que a candidatura Rio 2016 é baseada no planejamento de longo prazo e desenvolvimento do Brasil, com totais garantias financeiras dos três níveis de governo. O documento aponta claramente que os governos "garantiram financiar a infraestrutura necessária para realizar os Jogos e para cobrir qualquer possível diferença no orçamento COJO (operacional)"", ressaltou Nuzman.

O presidente do Comitê avaliou ainda que "o relatório do COI reconhece a força dos Jogos no Rio para gerar transformação social e a nossa capacidade de "deixar um legado atingível e significativo". Nosso plano está apoiado pela população, como mostra a pesquisa do COI, indicando o apoio de 85% dos moradores da cidade".

Como vários integrantes da equipe Rio 2016 foram responsáveis pelo sucesso dos Jogos Pan-americanos de 2007, Nuzman ressaltou: "Estamos muito felizes também com a opinião do COI que diz que "a transição do comitê de candidatura para um comitê organizador se beneficiaria da continuidade da experiência e conhecimento acumulados e das parcerias seladas durante a organização dos Jogos Pan-americanos de 2007`.

"Nós ficamos encorajados pelo fato de o relatório confirmar que o Rio está enfrentando os seus desafios na segurança e que "o Rio adotou uma nova abordagem em relação ao policiamento comunitário, que já está mostrando resultados positivos".", destacou o presidente do Rio 2016, acrescentando: "o relatório é uma fonte valiosa de informações sobre áreas onde podemos melhorar ainda mais e garantir a realização do projeto inovador apresentado pela candidatura Rio 2016".

"Faltando exatamente um mês par a votação em Copenhague, estamos confiantes de que o Rio de Janeiro realizará Jogos Olímpicos e Paraolímpicos inesquecíveis, com o poder de transformar o país e o continente. Estamos trabalhando na apresentação final, na qual mostraremos nossa história e nossa proposta, com a participação da equipe da candidatura, incluindo o presidente Lula", concluiu Nuzman.
Textual Serviços de Comunicação
Fonte Textual Serviços de Comunicação 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Comissão de avaliação do COI confirma que o Rio está pronto para 2016