Comissão aprova cessão de área de floresta ao estado de Rondônia

Fonte Agência Câmara Notícias 15/04/2013 às 21h

 

Proposta condiciona a cessão das terras ao cumprimento de condições que assegurem a efetiva proteção ambiental da área.

Arquivo - Gilberto Nascimento
Anselmo de Jesus
Anselmo de Jesus: área será relevante para a economia florestal do estado.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na última quarta-feira (10) proposta que autoriza a cessão, ao estado de Rondônia, de área da União localizada no município de Porto Velho, destinada à regularização da Floresta Estadual de Desenvolvimento Sustentado Rio Madeira B. O projeto (PDC 2719/10) teve origem em mensagem do Poder Executivo federal, aprovada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A proposta condiciona a cessão das terras ao cumprimento de condições que assegurem a efetiva proteção ambiental da área a ser cedida. Entre essas condições estão a exploração sustentável de produtos florestais madeireiros e não madeireiros; e a implementação, pelo governo de Rondônia, de Plano de Manejo da Floresta no prazo de dois anos.

O parecer do relator, deputado Anselmo de Jesus (PT-RO), foi pela aprovação da proposta, na forma do substitutivo apresentado pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, com duas subemendas. “A implementação desta unidade de conservação deve desempenhar um papel bastante relevante na economia florestal do estado”, afirmou o deputado.

O substitutivo da Comissão de Amazônia garante a atuação das Forças Armadas e da Polícia Federal na área, já que se trata de faixa de fronteira. As subemendas do relator apenas fazem correções na redação, sem alterar o conteúdo.

Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, em seguida, pelo Plenário.

Íntegra da proposta:

Agência Câmara Notícias
Fonte Agência Câmara Notícias 15/04/2013 ás 21h

Compartilhe

Comissão aprova cessão de área de floresta ao estado de Rondônia