Começa o "Estação Videoarte", em Goiânia (GO)

Fonte FUNARTE 28/03/2013 às 9h

Estão abertas as inscrições para atividades educativas do projeto, contemplado no Edital Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais

Midas – Armando Queiroz 2009_projeto Estacao Videoarte_Rede Nacional Funarte Artes Visuais_9a Edicao_acao em 2013
"Midas" - Armando Queiroz - 2009

Começa, na Capital goiana, no dia 1º de abril, o projeto Estação Videoarte, com o lançamento de um site e a abertura das inscrições para participação em atividades educativas. Contemplada pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9ª Edição, a iniciativa estabelece diálogo entre artistas visuais de Goiânia e os artistas Alberto Bitar e Armando Queiroz, que vivem e trabalham em Belém (PA). O objetivo é estimular a criação de uma rede de contatos e de experiências que, futuramente, poderá resultar em maiores intercâmbios.

A concepção e a curadoria do Estação Videoarte são assinadas pelo artista plástico e curador independente goiano Divino Sobral, conhecido desde os anos 1990. A iniciativa oferecerá programação diversificada, composta por exposição de vídeos; palestras dos criadores convidados; leitura de portfólio de produtores goianos, por Armando Queiroz; workshop de criação do vídeo “Quase todos os dias – Goiânia”, com Alberto Bitar; além da visita guiada à exposição, conduzida pelo curador. O projeto durará dois meses, de maio a julho de 2013. A participação nas palestras, leitura de portifólio e no workshop necessita de inscrição prévia e inclui um processo seletivo – veja instruções abaixo. Já a visita guiada à exposição é aberta ao público.

Segundo Divino Sobral, a capital paraense representa hoje um dos principais polos de arte contemporânea, fora do eixo Rio/São Paulo. “Seus artistas penetram no circuito nacional, com importância cada vez maior, porque suas produções estão maduras; além disso, as ações bem executadas no campo das artes visuais, em Belém, têm muito a ensinar ao meio artístico de Goiânia”, observa o curador.

Os convidados – as atividadesOs dois convidados para o Estação Videoarte são nomes prestigiados na cena brasileira e paraense, desde a década de 1990. Alberto Bitar esteve presente na 30ª Bienal Internacional de São Paulo (2012), e recebeu inúmeras premiações, como o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (2012 e 2010); e o Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais (2009). Foi contemplado no Festival Cineamazônia (2008 e 2006), no Festival Cinema e Cidade de Porto Alegre (2008) e recebeu ainda o Prêmio Melhor Vídeo do Festival de Belém do Cinema Brasileiro (2005). Armando Queiroz foi artista homenageado no 29º Arte Pará, em Belém (2010) e também recebeu inúmeras distinções, entre as quais o Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça – Artes Plásticas (2009-2010); o Segundo Grande Prêmio do 28º Arte Pará (2009); o Prêmio Aquisitivo no XIII Salão de Pequenos Formatos, em Belém (2007 e 2006); e, no IX Salão de Pequenos Formatos da UNAMA (2003), o Prêmio Especial Graça Landeira.

Nas palestras, os convidados vão abordar seus respectivos processos de criação. A leitura de portfólio é destinada aos realizadores de trabalhos em vídeo. Os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, um portfólio digital, ou links para acesso a obras hospedadas na Internet. Com o máximo de seis trabalhos, o Portfólio deve ser acompanhado de currículo resumido. Já o workshop é destinado a quem trabalha com fotografia e com vídeo. Para a inscrição nesta atividade, os candidatos devem apresentar um portifólio digital com o mínimo de dez e o máximo de 15 quinze fotos, acompanhado de currículo resumido.

As inscrições gratuitas para as atividades educativas estão abertas entre 1º de abril e 3 de maio, através da ficha de inscrição disponível no site www.estacaovideoarte.com. Ela deve ser preenchida completamente e envida para o e-mail estacaovideoarte@gmail.com, acompanhada do respectivo material solicitado a cada atividade.

A relação com os nomes dos selecionados será divulgada no dia 18 de maio, no site do projeto. Os selecionados receberão comunicado por e-mail ou por telefonema.

Mais informações

www.estacaovideoarte.com

estacaovideoarte@gmail.com

Divino Sobral – Tel.: (21) 8444-6594

FUNARTE
Fonte FUNARTE 28/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Começa o "Estação Videoarte", em Goiânia (GO)