Começa hoje a 18ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários

Fonte ANCINE 04/04/2013 às 15h

A 18ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários começa hoje, 4 de abril, e vai até o dia 14 deste mês, simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo, passando em seguida por Brasília (entre os dias 16 a 21 de abril) e Campinas (de 23 a 28). As sessões do festival são gratuitas para o público.

 

A abertura do festival, na noite de hoje, em São Paulo, terá a exibição do longa “Paulo Moura – alma brasileira”, de Eduardo Escorel, inédito nos cinemas. No Rio, a programação começa a partir desta sexta-feira, dia 5, após a abertura na noite de amanhã. A Competição Brasileira de Longas e Médias-metragens apresentará sete filmes, todos em première mundial, concorrentes ao Prêmio CPFL Energia / É Tudo Verdade, no valor de R$ 110 mil, e ao troféu criado pelo artista plástico Carlito Carvalhosa. Já a Competição Brasileira de Curtas-Metragens exibirá nove filmes, cinco deles inéditos, que concorrem ao troféu e a um prêmio no valor de R$ 10 mil. O curta "A Guerra dos Gibis", de Thiago Brandimarte Mendonça e Rafael Terpins, será exibido fora de competição. Veja aqui a lista de filmes brasileiros que serão exibidos no evento.

 

Além das competições brasileiras, fazem parte do programa do festival as competições internacionais de curtas-metragens e de longas e médias-metragens; a retrospectiva internacional, em homenagem ao cineasta Dziga Vertov, e a retrospectiva retrospectiva brasileira; o Programa de Curtas do IPES (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais), que exibirá filmes produzidos pela instituição; os programas especiais "Foco Latino-americano" e "O estado das coisas", que também exibirá obras brasileiras e promoverá um ciclo especial com três documentários sobre a crise financeira internacional de 2008.

 

O É Tudo Verdade também promove debates nas unidades do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio e de São Paulo, e a 13ª Conferência Internacional de Documentário, no Museu da Imagem e do Som / SP, que nesta edição discute as relações entre as vanguardas e o documentário, clássico e contemporâneo. Clique aqui para conferir a programação completa do festival. Para mais informações acesse o site do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários.

ANCINE
Fonte ANCINE 04/04/2013 ás 15h

Compartilhe

Começa hoje a 18ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários