Começa em setembro Festival de Filmes de Turismo de Aventura e Eocturismo em Socorro

Fonte AG Assessoria de Imprensa 19/11/2009 às 0h
Pelo terceiro ano consecutivo a cidade de Socorro recebe o FATU, Festival Brasileiro de Filmes de Aventura e Turismo. Sucesso nas áreas do Turismo de Aventura e Ecoturismo, o evento deve exibir esse ano cerca de 28 filmes, divididos em oito categorias: roteiro, fotografia, montagem, trilha sonora, diretor, documentário, vídeo reportagem e júri popular. A variedade de temas dessa edição foi grande. Os materiais inscritos vão da caçada aos dinossauros a regata em veleiros, com produções de amadoras a profissionais. A abertura do Festival será no dia 28 de setembro, segunda-feira, às 20h, no Cine Cavaliere Orlandi. Na ocasião será apresentado um clipe com os filmes participantes, show musical e um coquetel. A entrada, não obrigatória, será um quilo de alimento não perecível. O evento irá até o dia 4 de outubro.
 
Como na edição passada, as escolas de Socorro participarão do Festival com curtas metragens de até cinco minutos produzidos pelos próprios alunos. Os temas escolhidos foram: Aventura, Turismo e Meio Ambiente. “A oportunidade dos alunos participarem do FATU abre portas para a produção nacional. Assim, todos podem conhecer a região apresentada através do olhar jovem de quem está preparando o futuro”, afirma Vera Sanada, organizadora do evento.
 
As turmas foram selecionadas através de roteiros e estarão concorrendo entre elas e com voto do júri popular. A Panasonic apoiou a iniciativa com o empréstimo das filmadoras que os alunos usaram. As escolas participantes são: EE José Franco Craveiro, EE Professora Josephina Galvão de França Andreucci, Colégio Mantiqueira, Escola Esther, Instituto XV de Agosto e Centro Educacional Horizonte.
 
Um destaque do Festival é o local onde ele será realizado. Um dos mais antigos cinemas do interior de São Paulo e um dos únicos ainda em funcionamento, o Cine Cavaliere Orlandi foi fundado em 1942. O prédio que abriga o cinema foi construído no estilo art-dècor, em alvenaria e tijolos. Seu tempo áureo foi com a exibição dos famosos filmes de Mazzaropi e hoje tem capacidade para 150 pessoas.
 
A novidade fica por conta do ano da França no Brasil. Assim, o FATU exibirá o filme “HOME – Nosso Planeta, Nossa Casa”, do fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, que registra uma viagem única pelo planeta Terra. A premiação dos ganhadores será realizada no dia 3 de setembro, sábado, a partir das 20h30, no próprio cinema da cidade.
 
V FATU (Festival Brasileiro de Filmes de Aventura e Turismo)
Data: 28 de setembro a 4 de outubro
Local: Cine Cavaliere Orlandi, Socorro
Endereço: Rua Dr. Campos Salles, nº 63, Centro – Socorro/SP
Telefone do cinema: (19) 3895-6972
Entrada: um quilo de alimento não perecível (não obrigatório)
Organização: AVENTURA.com.br
Apoio: Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Socorro, Comtur, Circuito das Águas Paulista, Garinni Motors, além dos parques de turismo e aventura, pousadas e demais empresários que apóiam a cultura e o turismo no Brasil.

Informações: www.aventura.com.br
AG Assessoria de Imprensa
Fonte AG Assessoria de Imprensa 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Começa em setembro Festival de Filmes de Turismo de Aventura e Eocturismo em Socorro