Começa conclave que escolherá sucessor de Bento XVI

Fonte Rádio Vaticano 12/03/2013 às 15h

 


Brasília – Os 115 cardeais eleitores já estão reunidos na Capela Sistina para a eleição do sucessor do papa Bento XVI. Segundo um ritual preciso e cadenciado, que durou aproximadamente uma hora, os cardeais seguiram em procissão, da Capela Paulina, do Palácio do Vaticano, para a Capela Sistina, cantando a Ladainha de Todos os Santos.

Na Sistina, local do conclave, todos cantaram o Hino de Invocação do Espírito Santo – Veni creator Spiritus. Em seguida, com toda solenidade, procederam, um a um, ao juramento de escolher livremente, em consciência, o novo papa, sem ceder a pressões externas e mantendo segredo. Então, o mestre de cerimônia ordenou a saída de todos os que não participam no conclave – é o extra omnes – e fechou seguidamente a porta da capela.

Após a meditação inicial, proferida pelo cardeal Prosper Grech, que não participa do conclave, por ter mais de 80 anos, e, por isso, deixou a Capela Sistina, os eleitores farão, provavelmente hoje, a primeira votação. Não se espera para hoje a escolha do papa, mas a votação servirá para dar uma primeira indicação sobre o parecer dos votantes.

Rádio Vaticano
Fonte Rádio Vaticano 12/03/2013 ás 15h

Compartilhe

Começa conclave que escolherá sucessor de Bento XVI